Novo perfume Hermès: Le Jardin de Monsieur Li

Hermes-LookMag_pt00

“Recordo-me do odor dos lagos, do odor do jasmim, do odor das pedras molhadas, das ameixoeiras, dos kumquats e dos bambus gigantes. Tudo estava lá, e até na sua lagoa existiam as carpas a caminho de se tornarem centenárias. Os arbustos de pimenteiros de Sichuan eram tão espinhosos como roseiras e as folhas exalavam um odor cítrico. Só me restava criar este novo jardim, que inclui todos os outros.” – Jean-Claude Ellena, mestre perfumista da Maison Hermès.

Hermes-LookMag_pt01

O quinto perfume da série Les Jardins de Hermès leva-nos numa viagem imaginária à China. É descrito como uma fragrância cítrica exótica e, de facto, logo no início destaca-se o aroma agridoce do kumquat – uma nota cítrica inesperadamente suave para quem conhece os perfumes de Ellena e sabe que o seu citrino de eleição costuma ser a toranja. A seguir, sente-se o jasmim, ou melhor: uma espécie de brisa com aroma de jasmim, o que é interessante, porque normalmente esta essência é usada para dar uma certa densidade e sensualidade aos perfumes florais, mas aqui revela o seu lado mais fresco e cristalino. Nota-se, também, um fundo amadeirado subtil e algumas notas verdes, herbais. Curiosamente, pelo menos na minha pele, passado algum tempo a nota cítrica destaca-se e parece até mais acidulada do que no princípio – agora, sim, mais próxima da toranja. Penso que será por causa da anunciada nota de menta, que não é muito evidente mas possivelmente terá este efeito “refrescante”. O aroma aguenta-se bem na pele durante várias horas, sem mais surpresas nem alterações, o que é bastante bom para uma eau-de-toilette.

Hermes-LookMag_pt02

Resumindo, temos aqui uma fragrância a que poderíamos chamar cítrica-herbal-floral, usando com alguma liberdade criativa as designações tradicionais da perfumaria. Tem a frescura que percorre toda a coleção dos Jardins de Jean-Claude Ellena: Un Jardin en Méditerrané (2003) capta os aromas mediterrânicos do norte de África, Un Jardin sur le Nil (2005) traz os perfumes de lótus e manga verde das margens do rio Nilo, Un Jardin après la Mousson (2008) é inspirado no perfume da floresta após as monções em Kerala, na Índia, e Un Jardin sur le Toit (2011) reinventa os aromas de um jardim-pomar suspenso sobre os telhados de Paris.

Hermes-LookMag_pt03

Jean-Claude Ellena termina, assim, em beleza a sua volta ao mundo em fragrâncias na China, país onde a tradição diz que “a vida começa no dia em que se inicia um jardim”. O seu périplo pelos jardins orientais resume-se num perfume que procura transmitir as sensações de paz, harmonia e equilíbrio características destes locais propícios à meditação.

Hermes-LookMag_pt04

Le Jardin de Monsieur Li é, como os outros Jardins da coleção, uma eau-de-toilette de luxo: leve e fresca como compete a esta categoria de perfumante, mas com a composição cuidada, sempre com alguma nota aromática original, que se espera da alta perfumaria.

Hermes-LookMag_pt05

À venda nas lojas Hermès, nos grandes armazéns e nas perfumarias autorizadas a partir de Abril de 2015.
Preços:
Jardin Monsieur Li – Eau de Toilette natural spray 100ml: 103,00 euros
Jardin Monsieur Li – Eau de Toilette natural spray 50ml: 72,00 euros

Texto: Vera Saldanha

You May Also Like

Entrámos no universo de Natal da Douglas e a magia tomou conta de nós. Descubra a beleza com as sugestões natalícias

Novidade: Forderma Colagénio Fortificante e Forderma Resveradox da Arkopharma

RINGANA lança iluminador em edição limitada

Oriflame Portugal abriu a sua primeira pop up store e nós descobrimos onde

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt