Nike lança coleção BETRUE 2019

Em 1978, o ativista político e designer Gilbert Baker criou e costurou à mão duas bandeiras com oito riscas coloridas (cor de rosa, vermelho, laranja, amarelo, verde, turquesa, azul e violeta) para ser um símbolo positivo de união da comunidade de gays, lésbicas e pessoas transgênero. A chamada bandeira do Orgulho, ou “Pride”, foi estreada nesse ano em São Francisco.

A comunidade adorou a bandeira. E os organizadores da Marcha do Orgulho de São Francisco pensaram que seria visualmente impactante cobrir todo o percurso da marcha de 1979 com quatro cores de um lado da rua e quatro do outro.

Com 10,000€ e uma encomenda de 400 bandeiras feitas à mão, Baker começou a trabalhar. Mas o fornecedor que estava ajudar na criação das bandeiras não tinha tecido cor de rosa suficiente. Para fazer uma divisão uniforme para o evento, Baker removeu o turquesa da bandeira.

Quarenta anos depois, a bandeira de seis cores continua a ser o símbolo irrevogável de união da comunidade LGBTQIA+.

Para celebrar o impacto de Baker e relembrar o seu legado, a Nike juntou-se com Gilbert Baker Estate numa parceria para criar a coleção BETRUE 2019 deste ano. Pela primeira vez, o calçado, o vestuário e os acessórios apresentam a bandeira original de oito cores do ícone, bem como outros toques “Gilbert-y” significativos e símbolos do “Orgulho”.

O que cada cor representa: Rosa: Sexualidade, Vermelho: Vida, Laranja: Cura, Amarelo: Luz do sol, Verde: Natureza, Turquesa: Magia, Azul: Serenidade, Violeta: Espírito.

You May Also Like

Tailor by Maria do Mar para vestir os mais novos. Descubra no vídeo

ModaLisboa COLLECTIVE em Lisboa no mês de Outubro

MO estabelece parcerias com a Adidas e a Reebok

Parfois lança HERE, a nova campanha para o Outono/Inverno 2019

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt