ModaLisboa Legacy – Dia III

Pedro_Pedro-ModaLisboa Legacy-LookMag_pt00

No terceiro e último dia da ModaLisboa Legacy o Pátio da Galé encheu-se de gente bonita para assistir a mais uma mão cheia de desfiles de referência. Como sempre, Nuno Gama surpreendeu tudo e todos.

Dino Alves > Pedro Pedro

A coleção de Dino Alves fala, de uma forma metafórica, que da mesma forma que para conhecermos um alimento ou qualquer substância comestível, teremos de o lamber, trincar, mastigar, comer, para conhecermos uma pessoa podemos fazer o mesmo no sentido de perceber o seu carácter, a sua conduta e a sua beleza interior. Para o estilista e comparando com os alimentos, cada pessoa tem um recheio, mais ou menos cremoso, um interior, que escorre por nós ou trespassa de dentro para fora, aqui representado e simbolizado nas peças de roupa. As cores: laranja, mostarda, verde pistachio claro, salmão, azul, castanho, amarelo-torrado, creme, beges, cinzas e branco.

Nesta coleção de Pedro Pedro o estilo casual sport torna-se sensual com um regresso ao corte em viés onde as formas amplas e justas de conciliam. Destaque para os casacos com contraste, os blazers de corte e as saias que descem no tamanho. Pedro Pedro escolheu tecidos leves como o linho, algodão, sedas, estruturas de rede, jerseys e felpas americanas, enquanto as cores variam entre o cinza, o branco, o preto, o bege e o azul navy.

Valentim Quaresma > Saymyname

Apelidou a coleção de “Illusion”. Valentim Quaresma seguiu e criou uma ilusão originada pelo uso de elementos na construção das peças que se confundem com uma realidade paralela, bem como o poder de adaptação das espécies, o mimetismo e a transmutação. O ponto de partida foi a evolução da natureza, evidenciada numa coleção que deixa descobertas texturas orgânicas conseguidas através da utilização de materiais tecnológicos como o cobre, o latão, o ónix e o vidro.

Foram os escaravelhos a inspiração de Catarina Sequeira para a coleção que apresentou na ModaLisboa Legacy. Desde as embarcações que percorrem o rio Nilo, até à vegetação onde se escondem tudo serviu de ponto de partida e de chegada de uma coleção pontuada pelos kai-kai com alças de vinil, cordão em couro que perfura os ilhós ou drapeados transversais nas frentes das peças. Materiais orgânicos, como linho e o algodão, e formas modernas aliam-se a estampados coloridos, ao preto e ao branco.

Lidija Kolovrat > Miguel Vieira

O visual da coleção primavera/verão de Lidija Kolovrat transporta-nos numa viagem imaginária a uma praia por entre ondas, rochas, água e céu. Diferentes materiais, como a seda, o algodão e tecnológicos com acabamentos e prints em branco, preto, harmonizam-se com os tons azuis e cinzentos transpondo para o vestuário a forte ligação entre água e luz. Tanto a maquilhagem, como a opção usada para os penteados trazem fortes referências à Terra, sendo que em ambos desvendamos alusões a folhas, ramos e argila.

É um jogo de pormenores, formais e informais, que caracterizam o espírito descontraído, a feminilidade contemporânea e o carisma sofisticado da mulher Miguel Vieira. Coleção desportiva, onde as silhuetas são simultaneamente descontraídas e ultra femininas, onde foi dado ao branco um papel principal, conjugado com anotações de lavanda e preto. A faceta desportiva é acentuada pelas texturas geométricas.

Nuno Gama

Nuno Gama surpreendeu ao apresentar uma coleção dedicada à Arrábida, a serra onde aprendeu a ver, escutar e sentir muito para além do mar. O prestigiado designer português continua a apresentar um guarda roupa masculino nobre, bem visível nas matérias primas, com especial destaque para os algodões, com múltiplas construções ou até mais leves. Dos detalhes destacam-se os bordados a fio de ouro. Das cores sobressaem os verdes caquis e os azuis, pontuados pelo vermelho e laranja.

https://lookmag.pt/blog/modalisboa-legacy/

Texto: Sandra Pinto
Fotos: Joaquim Machado e Miguel Amorim (desfiles de Miguel Vieira e Nuno Gama)

You May Also Like

Sport Zone reabre a loja do Centro Comercial Vasco da Gama com novo conceito

MANGO cria coleção solidária com Fundação Fero

MUJI apresenta um mundo de novidades para o Outono

A coleção Snoopy X Tezenis chegou para animar os dias mais frios

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt