Mercearia sem plástico ganha o 1.º lugar do Prémio Terre de Femmes

Eunice Maia, Ana Filipa Sobral e Joana Benzinho são as vencedoras da décima edição do Prémio Terre de Femmes, iniciativa promovida pela Fundação Yves Rocher que todos os anos distingue mulheres com projetos a favor do ambiente.

Eunice Maia, uma professora minhota emprestada a Lisboa que desenvolveu o projeto ‘Maria Granel’, levou para casa o primeiro lugar do prémio.
Com o objetivo de combater o desperdício alimentar e a produção de resíduos e numa altura em que a emergência do combate ao plástico se começava a popularizar, Eunice pôs mãos à obra e criou, em 2013, a Maria Granel, uma mercearia claramente à frente do seu tempo. Seis anos depois, chega o galardão.

Foi a primeira ‘Zero Waste Store’ europeia e uma das pioneiras em todo o mundo a dispensar totalmente as embalagens de plástico e a vender exclusivamente a granel. Em Portugal, esteve na vanguarda do conceito ‘BYOC’ (Bring Your Own Container) e com ele já incentivou milhares
de portugueses a levarem o seu próprio recipiente para reabastecer na loja apenas com a quantidade de produto de que necessitam, evitando assim desperdício alimentar. Em menos de três anos, contribuiu para desviar mais de um milhão de sacos de plástico do caminho dos aterros.

O compromisso desta minhota é com o futuro, ou não fosse ela professora. Para Eunice, ser empresária não é o fim em si mesmo, mas um meio para contribuir para a redução da pegada ambiental e para assegurar a sustentabilidade do ecossistema. Isso mesmo está materializado em
todos os produtos que disponibiliza na loja: são 100% biológicos, certificados e livres de organismos geneticamente modificados (OGM), respeitando os solos e o ritmo das estações do ano e da terra.

Eunice Maia quer fazer claramente a diferença na vida dos seus fregueses e, por isso mesmo, disponibiliza gratuitamente consultas com uma nutricionista e workshops que promovem um estilo de vida ‘zero waste’.

You May Also Like

Freeport Lisboa Fashion Outlet recebe loja da marca Invicta

Nespresso lança edição limitada Master Origin Costa Rica

Ninguém resiste às novas refeições da Padaria Portuguesa

Estrella Damm e Henrique Sá Pessoa desvendam ingrediente secreto do Jantar do Ano

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt