Londres, sempre desejada

Londres-LookMag_pt00

Londres-LookMag_pt-1-2

Esta é uma metrópole bela de dia e de noite, altura em que as luzes iluminam a escuridão trazendo um brilho muito especial a cada ex-líbris que tão bem conhecemos e apreciamos. Conhecer Londres é um desejo de quase todos. Apesar dos mil e um roteiros escritos sobre a capital inglesa, quando se fala dos novos restaurantes, dos recém-estreados musicais, das inéditas exposições ou dos recentes projetos arquitetónicos, a cidade perde o seu porte conservador e clássico, para tomar a dianteira no mundo da restauração, do espetáculo, do design e da arquitetura.

Londres-LookMag_pt-3-4

É a cidade preferida de muitos portugueses e uma das mais fascinantes metrópoles do planeta. Tem tudo para todos os gostos e há espaço para gente de todas as culturas, religiões e idades. Cosmopolita até mais não, Londres é uma cidade ao mesmo tempo conservadora e arrojada, orgulhosa do seu passado e das suas tradições, mas que deixa a porta aberta para tudo o que é novo e inovador.

Londres-LookMag_pt-5-6

Há sempre um mundo de coisas para ver e fazer em Londres. Desde os museus, aos monumentos, passando pelos jardins e mercados, os dias são preenchidos por um mundo de fabulosas descobertas. As memórias são muitas e intensas as quais não só nos vão acompanhar para sempre, como aguçam a nossa forte vontade de regressar!

Londres-LookMag_pt-7-8-9a

Museu Victoria & Albert é o maior e mais bonito museu do mundo das artes decorativas. No seu interior encontra-se uma coleção de mobiliário que abarca exemplares desde o século XVI até à obra arrojada de importantes designers contemporâneos.

Londres-LookMag_pt-10-11

Sede da monarquia britânica, o Palácio de Buckingham é ao mesmo tempo escritório e residência, sendo também utilizado para diferentes cerimónias oficiais, como banquetes para chefes de Estado em visita ao país. Perto de 300 pessoas trabalham no palácio, entre os quais se incluem os funcionários da residência real encarregados dos assuntos oficiais e os empregados domésticos da rainha Isabel II.

Londres-LookMag_pt-12-13-14a

Desde 1512 que o Palácio de Westminster é a sede das duas Casas do Parlamento: a dos Lordes e a dos Comuns. O edifício em falso gótico foi idealizado pelo arquiteto vitoriano sir Charles Barry.

Londres-LookMag_pt-15-16a

Instalado na torre de 106 metros que se eleva sobre o Parlamento, o Big Ben, um sino de 14 toneladas, batizado em homenagem a sir Benjamin Hall, director dos trabalhos de instalação, anuncia pontualmente as horas. É o maior relógio da Grã-Bretanha, tem 7,5 metros de diâmetro e o ponteiro dos minutos, de cobre, é oco e mede 4,25 metros de comprimento. As badaladas deste símbolo nacional tornaram-se num dos ex-líbris do país.

Londres-LookMag_pt-17-18

Mundialmente famosa, no interior da Abadia de Westminster está um dos mais impressionantes conjuntos de túmulos e monumentos do mundo. Considerada parte igreja, parte museu nacional, a abadia ocupa um lugar único no coração dos britânicos.

Londres-LookMag_pt-19-20

Idealizada por John Nash, Trafalgar Square foi construída durante a década de 30 do século XX. A coluna de 50 metros de altura data de 1842 e é uma homenagem ao almirante Lord Nelson, a mais famosa personagem da Marinha britânica, morto na batalha de Trafalgar contra Napoleão, em 1805.

Londres-LookMag_pt-21-22

É no Museu de História Natural museu que se encontra em exposição tudo sobre a vida, desde a época remota dos dinossauros.

Londres-LookMag_pt-23-24a

Localizado no famoso bairro de Notting Hill, Portobello Road é um dos muitos mercados de rua de Londres, mas certamente que é o mais simpático. No início da rua vendem-se antiguidades, no meio comida e no final roupas e outros artigos em segunda mão.

Londres-LookMag_pt-25-26-27a

Ao sair da estação de metro de Notting Hill Gate, vire à direita e siga a multidão! Todos vão para Portobello Road! Aprecie os primeiros quarteirões da Portobello Road onde as casas geminadas, algumas coloridas, revelam-se um dos ex-libris de Notting Hill.

Londres-LookMag_pt-28-29

Fora do centro de Londres Comden Town surge também fora daquilo a que estamos habituados a ver em Londres…mas surge certamente como uma das nossas zonas preferidas na capital britânica.

Londres-LookMag_pt-30-31-32a

Punks, cabedal, piercings, tatuagens, rastas, Bob Dylan, música, animação, junte-se isto tudo e muito mais que a sua imaginação possa sonhar e está em Comden Town.

Londres-LookMag_pt-33-34-35

A juntar a isto tudo os aromas, sabores e coloridos da gastronomia de, literalmente, todo o mundo, de Itália à China, passando pelo Japão, Grécia, e Tailândia.

Londres-LookMag_pt-36-37

Um dos museu preferidos de quem viaja com crianças e adolescentes é o Museu do Sherlock Holmes. Instalado em Baker Street, a “casa” do famoso detetive possibilita que os fãs admirem e descubram como era a vida da personagem imaginada por sir Arthur Conan Doyle.

Londres-LookMag_pt-38-39-40a

Chinatown descobre-se cheia de gente que procura sentir algum exotismo, mas que na realidade vai encontrar bons restaurantes de comida chinesa e lojas de artigos do país da Muralha da China. Já Covent Garden recebe sempre com muita animação. Compras e mais compras, com paragem par apreciar um prato de sushi.

A easyJet viaja para Londres diariamente. Mais informações em www.easyjet.com/pt

Uma opção para quem visita Londres é ficar numa das casas HomeAway. Mais informações em http://www.homeaway.pt/.

Texto: Sandra Pinto
Fotos: Luís Pissarro

You May Also Like

Lisbon Marriott Hotel recebe Hello Summer Wine Party

COS marca presença no Salone del Mobile, em Milão

Descubra a mudança na forma de viajar

“Love Story” é o tema do Grupo Hotéis Real para este São Valentim

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt