Lipoaspiração e lipoescultura: pois é, chegou o Verão. Por Luiz Toledo, cirurgião plástico

Quando começa o calor, e as camadas de roupas de inverno são retiradas, é nessa hora que homens e mulheres começam a pensar no que fazer para estarem prontos para o Verão. Dietas são iniciadas, novos regimes de exercícios são realizados e até mesmo consulta com o melhor cirurgião plástico, para discutir os possíveis procedimentos. Na minha clínica, Lipoaspiração e Lipoescultura estão entre os principais procedimentos procurados neste momento.

Existem diferentes tipos de lipoaspiração (a remoção cirúrgica por aspiração, de depósitos irritantes de gordura), variando de pequenos procedimentos, como a redução da cintura, que podem levar meia hora em ambulatório, até uma cirurgia mais extensa em ambiente hospitalar, onde várias áreas diferentes do corpo podem ser tratadas ao mesmo tempo. Alguns pacientes estão preocupados com a forma do corpo para poder ir à praia, enquanto outros estão procurando uma silhueta mais uniforme quando vestidos. É bom lembrar que isso não é uma cirurgia de perda de peso. A lipoaspiração dá ao cirurgião a capacidade de reduzir as áreas que são difíceis de tratar apenas com exercício ou dieta. Exercício e dieta são ideais para perda de peso.

Após a consulta, onde o paciente irá explicar o resultado desejado com a cirurgia, e quando o cirurgião explica quais os possíveis resultados, se ambos estiverem de acordo, exames de sangue são requeridos e a cirurgia será marcada no hospital e uma consulta com o anestesista será agendada. Frequentemente, nos pequenos procedimentos, o paciente pode ir para casa no mesmo dia depois de passar algumas horas em recuperação. Antibióticos por uma semana são prescritos juntamente com analgésicos, se necessário. Uma cinta deverá ser usada por 3-4 semanas para ajudar na retração da pele e dar conforto após a cirurgia.

O paciente será acompanhado de perto durante a primeira semana, com visitas à clínica para curativos e observação. No pós-operatório são proibidos exercícios de ginástica, corrida ou exercícios intensivos durante o primeiro mês. Não tomar sol durante as primeiras 3 semanas e, claro, tomar cuidado com a ingestão de calorias e gorduras para manter a nova forma e beber sempre pelo menos 2 litros de água por dia.

Com vestidos de verão de decote baixo e tops de biquíni minúsculos, o aumento do peito também é muito popular e é uma das cirurgias com as maiores taxas de satisfação. Durante a consulta, usamos implantes de demonstração para que o paciente tenha uma boa ideia do tamanho e peso do implante escolhido. Este é um procedimento hospitalar que geralmente leva 40 minutos ou mais e é realizado sob anestesia local com sedação.

Exames de sangue e uma mamografia são necessários, e uma consulta com o anestesiologista é marcada, onde o paciente pode resolver quaisquer questões relacionadas à anestesia que será usada. O tipo de incisão e o tamanho da incisão são discutidos e confirmados durante a consulta. Esta é uma cirurgia ambulatorial, ou seja, o paciente pode voltar para casa depois de algumas horas na sala de recuperação. Mais uma vez, o pós-operatório é acompanhado de perto, com visitas à clínica para mudanças de curativos e observação. Um sutiã cirúrgico pós-cirúrgico precisará ser usado, e cuidado em não carregar peso e não fazer esforço físico durante o primeiro mês após a cirurgia.

Nesses dias de acesso fácil à informação, os pacientes muitas vezes passam por uma extensa pesquisa, e é importante procurar um profissional que possua as qualificações fundamentais de um cirurgião plástico.

Nota:
Luiz Toledo, cirurgião plástico brasileiro é um dos mais reputados profissionais mundiais da sua área. Formou-se em 1975, em São Paulo, tendo-se tornado membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no ano seguinte. Trabalha na região do Médio Oriente desde 2001. Em 2006, mudou-se para o Dubai onde mantém a sua actividade, paralelamente às consultas e cirurgias que desde 2018 começou a realizar em Lisboa e Cascais. Esteve envolvido, nos últimos 30 anos em palestras e ensino em todo o mundo e ministrou cursos de ensino sobre as suas técnicas de contorno facial e corporal nos congressos das sociedades americanas ASPS e ASAPS durante 15 anos. O Dr. Toledo é também português e membro da SPCPER – Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica. Editou 14 livros e publicou mais de 70 artigos científicos. Actualmente, é o Secretário Nacional da ISAPS – International Society of Aesthetic Plastic Surgery – para UAE.

You May Also Like

Novos piripíris com azeite de Oliveira da Serra

Fula Nativos uma gama de óleos alimentares que vai surpreender

Tailor by Maria do Mar para vestir os mais novos. Descubra no vídeo

Já pensou em fazer a sua réplica em 3D? Veja o video

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt