“Insubmissos” de Richard Zimler

Publicado originalmente em 1996, e inédito até agora em Portugal, Insubmissos é um livro vívido e intimista, que ousa falar de temas como a homossexualidade e a sida

Escrito durante o difícil luto pelo irmão, vítima de sida em 1989, Insubmissos reflete a vivência de Richard Zimler num cenário de uma outra pandemia, tão angustiante como a atual, pois também ela envolta num ambiente de ignorância, preconceito e medo do desconhecido. «Pareceu-me natural escrever sobre as minhas experiências com ele, e sobre a forma como a pandemia da sida lançara uma negra sombra sobre a vida na área da Baía de São Francisco nos anos 80 do século passado, quando eu vivia em Berkeley com o meu futuro marido», diz-nos o autor no prefácio.

Editado no Reino Unido e nos EUA em 1996 – pouco após o lançamento em Portugal de O Último Cabalista de Lisboa, a estreia literária que se revelaria um bestseller –, Insubmissos é a história de três viajantes vulneráveis e com os nervos à flor da pele buscando apaziguar a alma através das tentações do corpo. Na época, o autor temeu que Portugal ainda não estivesse preparado para discutir de forma séria e aberta o tema da homossexualidade, pelo que a edição portuguesa foi sendo adiada em detrimento de mais de uma dezena de romances para adultos e de meia dúzia de livros infantojuvenis. Hoje, é finalmente tempo de apreciar este relato corajoso e honesto.

Sobre o autor

Richard Zimler nasceu em 1956 em Roslyn Heights, um subúrbio de Nova Iorque. Fez um bacharelato em Religião Comparada na Duke University e um mestrado em Jornalismo na Stanford University. Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na região de São Francisco. Em 1990 foi viver para o Porto, onde lecionou Jornalismo, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto. Tem atualmente dupla nacionalidade, norte-americana e portuguesa. Desde 1996, publicou onze romances, uma coletânea de contos e cinco livros para crianças. A sua obra encontra-se traduzida para 23 línguas.

“Insubmissos”
Richard Zimler
Porto Editora

You May Also Like

Vamos falar de chocolate com Pedro Araújo, Mestre de Chocolate da Vinte Vinte

“Uma Vida no Nosso Planeta”, de David Attenborough

“Uma terra prometida”, de Barack Obama

Bushmills desafia a saborear o seu tempo

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt