História Política Contemporânea de António Costa Pinto e Nuno Gonçalo Monteiro

Os últimos dois séculos, correntemente designados por História Contemporânea, estão longe de serem bem conhecidos ou de convocarem uma memória partilhada dos portugueses.

Além da uma imagem remota e difusa do século XIX e dos primórdios do século XX, dividem-se entre ideias fortes sobre a história portuguesa recente, como o salazarismo, a guerra colonial, o 25 de Abril de 1974 ou a adesão à União Europeia em 1986.

A história da vida política de Portugal que aqui se apresenta inscreve-se em contextos mais amplos – ibéricos e atlânticos, em particular -, e partilha de cenários globais que marcaram de forma indelével os primórdios da contemporaneidade portuguesa, como as invasões francesas e as independências latino-americanas.

Ao longo de cinco capítulos demarcados cronologicamente e sob a coordenação dos historiadores António Costa Pinto e Nuno Gonçalo Monteiro, os autores dão testemunho da persistente interdependência dos destinos iberoamericanos, desde o colapso imperial e a revolução liberal, na primeira metade do século XIX, até ao início da crise financeira que viria a instalar-se por longos anos, em 2000.

História Política Contemporânea
António Costa Pinto e Nuno Gonçalo Monteiro
Objectiva

You May Also Like

Imprensa Nacional apresenta monografia inédita de artista Fernando Lemos

Já conhece a Variações? É verdade, é, de facto, a nova revista de música em Portugal

Laurus Nobilis Music Famalicão 2019 está quase a chegar

Cinema lituano à descoberta e em revisita no Porto/Post/Doc 2019

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt