“História do Sporting Clube de Portugal” de Luís Costa Dias e Paulo Barata

Imprescindível para qualquer sportinguista, mas também para os interessados pela história do desporto em Portugal e até da cidade de Lisboa, este é um livro de futebol, e não só. Esta é a História de um clube que, desde os anos da sua criação, cultivou apaixonadamente o ecletismo.

Da autoria de Luís Costa Dias e Paulo Barata, é a mais completa e rigorosa obra sobre a História do Sporting Clube de Portugal, com uma nova abordagem desde as origens até aos anos da presidência de José Alvalade.

Um livro repleto de factos novos onde, com base em documentos – inéditos, pouco conhecidos ou reinterpretados –, pessoas e instituições são analisadas à luz de contextos sociais mais amplos. Da abordagem inovadora feita pelos autores surgem novas perspetivas sobre os primeiros tempos do clube, aqui apresentados de forma dinâmica, numa viagem que leva o leitor até à época dos distintos sportsmen, das glamorosas festas desportivas, das atribulações dos primeiros torneios e competições.
Assente no indispensável rigor histórico e profusamente ilustrado com imagens e documentos da época, este livro exalta protagonistas desconhecidos, episódios relevantes, resultados memoráveis do período fundacional do Sporting Clube de Portugal. Das origens mais remotas até à
morte prematura de José Alvalade, em 1918, dá-se a conhecer a era em que um grupo de amantes e praticantes de desporto ergueram um clube
com princípios, valores e condições ímpares para a prática dos desportos.

Sobre os autores
Luís Augusto Costa Dias é doutorado em História, especialidade de História da Cultura, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e é investigador integrado do Instituto de História Contemporânea, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem inúmeros trabalhos publicados nos últimos anos sobre a génese da cultura de massas em Portugal, entre os séculos XIX e XX.
Paulo J. S. Barata é mestre em Estudos Portugueses Interdisciplinares e tem trabalhos publicados na área da biblioteconomia, da arquivística e da história do livro e das bibliotecas, sobretudo dos séculos XIX e XX. Atualmente, é editor na Biblioteca Nacional de Portugal.

“História do Sporting Clube de Portugal”
Luís Costa Dias e Paulo Barata
Contraponto Editora

You May Also Like

The Horoscope Edition: lenços para vestir o zodíaco

Arkopharma apresenta novos lançamentos

Fumo Ninja em concerto em Lisboa

Triumph vai muito para além da praia

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt