Estoril Sol lança 22.ª edição do Prémio Literário Fernando Namora

Ao relançar, este ano, o Prémio Literário Fernando Namora, no valor de 15 mil euros, a Estoril Sol reforça a sua aposta na Cultura e procura, com esta iniciativa, dinamizar as Letras portuguesas. Trata-se da 22.ª edição deste prestigiado galardão, cujo prazo de candidaturas se prolonga até 15 de Junho. O júri será presidido por Guilherme D `Oliveira Martins.

Com um espaço único no panorama das Letras portuguesas, o Prémio Literário Fernando Namora destina-se a galardoar uma obra de ficção (romance ou novela), de autor português, editada em 2018, desde que o escritor não tenha sido premiado nas três edições anteriores.

O Prémio Literário Fernando Namora, de periodicidade anual, o consolida uma tradição prestigiada nos meios literários. Recorde-se que foi Carlos Vale Ferraz, com o seu romance “A Última Viúva de África”, o vencedor no ano passado.

Em acta, o Júri evidenciou que na obra “ A Última Viúva de África” a memória “da experiência colonial pode ser aterradora – Congo Belga e Angola constituem neste romance o eixo geopolítico de acções de guerra e desvarios humanos no qual uma mulher (Madame X) emerge, simultaneamente, como figura de ligação da estória do romance e da História dos anos sessenta no início da guerra nacionalista”.

É de registar que o Prémio Literário Fernando Namora, atribuído regularmente desde 1988, teve um Júri presidido, durante vários anos, por Agustina Bessa-Luís, que dá agora o seu nome ao Prémio Literário Revelação, também instituído pela Estoril-Sol.

O Júri, além de Guilherme D`Oliveira Martins, que preside, em representação do CNC – Centro Nacional de Cultura, integra, ainda, José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores; Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas; Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários; e, ainda, Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz, convidados a título individual e Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, em representação da Estoril Sol.

Note-se, ainda, que, termina a 15 de Junho o prazo de recepção dos romances publicados para a 22.ª edição do Prémio Literário Fernando Namora e das obras originais para a 12.ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís.

You May Also Like

Jameson Distillery on Tour está em Lisboa. Venha conhecê-la

Moonspell e os gregos Rotting Christ com concerto em Lisboa

Mão Morta apresentam novo disco “No Fim Era o Frio” em Lisboa

Billie Eilish na Altice Arena em Setembro

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt