Epson, Aposta no mercado corporate

Presente em Portugal desde há duas décadas, a Epson tem-se distinguido pela elevada tecnologia e inovação dos seus produtos. Para os próximos tempos, a marca vai focar a sua atenção sobretudo no mercado corporate, uma área onde tenciona fortalecer a sua posição e linha de actuação. Com esse objectivo será lançado durante os próximos meses um conjunto de novos produtos e serviços acompanhados por uma campanha cuja assinatura é “Engineered for Business”.
Efectivamente, durante o lançamento e apresentação à imprensa, que decorreu no estádio do Manchester United (clube do qual a marca é patrocinadora desde 2010), em Old Trafford, não só foram dadas a conhecer as mais recentes propostas business nas áreas da impressão, digitalização e videoprojecção, como foi apresentada a sua estratégia para o mercado empresarial (área de negócio com menor visibilidade no computo geral da empresa, mas que representou no ano passado cerca de 67% do seu volume de negócios).
Questionado sobre a opção estratégica da marca, Hiromi Taba, presidente da Epson Europa, afirmou “que na Epson a longa tradição de inovação remonta aos anos 60. A inovação está no coração de tudo o que fazemos, sendo este o facto que nos faz líderes de mercado em muitas categorias de produto.” Afirmou ainda que “depois do sucesso obtido no segmento de consumo, a Epson vai orientar a seu enfoque para o mercado business, pelo que está previsto o lançamento de 100 novos produtos, sendo esperada uma receita superior a 200 milhões de euros na região EMEA (Europa, Médio Oriente, África e Rússia) com um consequente crescimento de volume de negócios entre 10 e 20%, comparativamente ao ano transacto”.
Apelidada no original de “Engineered for Business”, a estratégia corporate da marca assenta, de acordo com Robert Clark, director executivo da Epson Europa, “em quatro pilares essenciais: Economia (redução dos custos para o cliente); Performance (destaque à tecnologia); Ecologia (visão ambiental); e Escolha (negócios à medida do cliente).” Um dos primeiros efeitos desta nova estratégia foi a criação de uma sub-brand, a Worforce Pro, que dirigida em especial às PME, versa apenas sobre os equipamentos de jacto de tinta.
Relativamente ao mercado nacional, Maite Riaza, directora de marketing da Epson Ibérica, afirmou que “tanto em Portugal como em Espanha a marca tem vindo a sentir os efeitos da crise actual. Mas mesmo com tudo o que se passa a Epson conseguiu um crescimento de 3% (8% no segmento profissional), sendo que a meta para 2011 é chegar aos 10%, através do maior incremento das vendas por Canal e da estratégia Engineered for Business.”
Para Portugal a campanha publicitária desta nova estratégia da Epson dirigida ao mercado corporate (da qual não foram divulgados valores de investimento), terá a designação de “Concebidos para os negócios” e constará de um anúncio de gama, de videoprojectores, de impressoras para ponto de venda e de impressoras para prova de cor sob a forma de anúncio de imprensa e banner electrónico.
http://www.epson.pt/

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