Decoração da fachada de casas de madeira oferece uma oportunidade de criar um estilo moderno, onde a madeira é símbolo de luxo.

Decoração de fachadas de casas de madeira

Decoração de fachadas de casas de madeira: dois tipos de fachadas mais populares

Embora as casas de madeira residenciais já sejam vistas como uma excelente escolha para casas de férias, têm-se tornado cada vez menos diferentes das casas para viver durante todo o ano. Devido à sua aparência única, durabilidade e propriedades da madeira, as casas de madeira são atualmente um dos tipos de casas residenciais mais populares do mercado. As decorações da fachada de casas de madeira oferecem uma oportunidade de criar um estilo único e moderno, numa casa onde a madeira deixa de ser um símbolo de simplicidade e baixo custo e passa a ser um símbolo de luxo e naturalidade.

Decoração da fachada de casas de madeira oferece uma oportunidade de criar um estilo moderno, onde a madeira é símbolo de luxo.

Decoração de fachadas de casas de madeira residenciais: vantagens das fachadas

As paredes exteriores de uma casa estão constantemente expostas a várias condições climatéricas, por isso quando se constrói uma casa de madeira residencial, deve ter-se cuidado com a proteção adequada das paredes, a qual, normalmente, é determinada pelo tipo de fachada escolhida. Os especialistas da Maestro Casas apresentam os dois tipos de fachadas mais populares que deve considerar para a sua casa de madeira futura. Se procura detalhes sobre o impacto das fachadas nos preços de casas de madeira também vai encontrar informação pertinente.

Fachadas ventiladas

«Devido à grande variedade de materiais de acabamentos e vantagens excecionais, as fachadas ventiladas estão a tornar-se uma escolha comum para aplicar em casas de madeira residenciais», afirmam os especialistas da Maestro Casas.

As fachadas ventiladas diferem de outro tipo de fachadas no sentido em que no processo de construção é deixado um espaço de ar para a ventilação entre o isolamento térmico, que fica na parede externa do edifício, e o acabamento final, que fica suspenso em perfis especialmente adaptados. Graças a isso, as fachadas ventiladas, quando comparadas com outro tipo de fachadas, apresentam muitas vantagens significativas: desde a proteção excecional das paredes da casa à sua durabilidade.

Neste caso, os painéis de acabamentos resistentes à água e fogo são usados para a decoração exterior da casa, o que permite não apenas o maior nível de proteção da estrutura da casa, mas também a aparência e decoração desejada da casa de madeira residencial.

Para além disso, uma das grandes vantagens de uma fachada ventilada que os especialistas da Maestro Casas destacam, é a proteção contra problemas causados pelo excesso de humidade. A penetração de água através da parede exterior da fachada que chega à estrutura da casa pode causar danos sérios. No caso das fachadas ventiladas há uma proteção compreensiva das paredes da casa de madeira contra a humidade – quando esta penetra através da fachada, a água que entra no espaço de ar escorre e assim não permanece nas paredes da casa. O espaço de ar deixado na parede, usando o mesmo princípio, ajuda a remover a humidade da casa de madeira, criando assim um meio para que vários microrganismos e bolor respirem, assegurando um maior nível de proteção para todas as estruturas de casas.

A segunda vantagem é que as fachadas ventiladas não permitem correntes de ar frias e permitem aumentar a resistência térmica, reduzindo assim os gastos com o aquecimento da casa de madeira. Além disso, o espaço de ar entre os painéis da fachada e a camada de isolamento da casa garante uma ventilação natural da fachada, regulando assim a humidade ideal. Também é importante mencionar que quando escolhe uma fachada ventilada, os seus painéis de acabamento deixam as paredes da casa sempre à sombra, mantendo assim uma temperatura interior confortável durante o verão.

Por fim, as fachadas ventiladas são feitas de materiais não combustíveis e não inflamáveis, por isso no caso de um incêndio, podem reduzir significativamente as perdas devido ao incêndio, o que é especialmente importante quando se fala se uma casa com um estrutura de madeira.

Fachadas húmidas

O segundo método, também utilizado de forma frequente, de acabamento da fachada de casas de madeira é a fachada húmida. Este tipo de fachada caracteriza-se pela utilização de um material isolante térmico principal que protege a casa dos efeitos negativos do meio ambiente.

Neste caso, a fachada de uma casa de madeira residencial é acabada com o gesso decorativo selecionado. Embora as casas com este tipo de fachada não tenham uma boa ventilação de ar, devido ao nível muito alto das propriedades de isolamento, permitem reduzir de forma significativa os custos de aquecimento da casa, sendo o seu preço um dos mais acessíveis do mercado.

Decoração da fachada de casas de madeira oferece uma oportunidade de criar um estilo moderno, onde a madeira é símbolo de luxo.

Quando falamos sobre as vantagens das fachadas húmidas, os especialistas da Maestro Casas realçam a importância das propriedades de isolamento desta opção, as quais são realmente excecionais. Em particular, este tipo de fachada não deixa pontos frios devido ao reboco e permite aumentar a resistência térmica, reduzindo assim o consumo total de calor da habitação.

Além disso, um bom isolamento das paredes evita a formação de condensação nas estruturas internas do edifício. Este processo não afeta apenas a durabilidade e a longevidade das paredes, pois a acumulação de humidade nas paredes costuma criar excelentes condições para o desenvolvimento de fungos e outros microrganismos, que podem causar mais danos do que parece à primeira vista. Outro aspeto importante é que este tipo de fachada absorve perfeitamente o som, logo quando aplicada em casas de madeira residenciais, garante que estas terão um excelente isolamento acústico.

Devido ao facto de o sistema de fachada rebocada ser particularmente impermeável ao calor e ao frio, com sol intenso no verão e ventos fortes no inverno, a fachada rebocada mantém uma temperatura ideal nas instalações. Com este tipo de isolamento térmico, as paredes das casas de madeira residenciais também não são propensas ao congelamento, portanto a estrutura não é afetada por flutuações significativas de temperatura.

O preço acessível das fachadas húmidas também é uma vantagem importante.

Para descobrir mais sobre a decoração das fachadas de habitações e outras informações úteis sobre construção e manutenção de casas de madeira residenciais, visite maestrocasas.pt

You May Also Like

Parfois lança uma coleção cápsula tendência inspirada na beleza dos contrastes.

Parfois lança coleção cápsula inspirada na beleza dos contrastes Yin & Yang

Incensos tradicionais Spa Ceylon: descobrimos a maneira perfeita de trazer boas energias

Chegou o Nano X1 Grow da Reebok

Chegou o Nano X1 Grow da Reebok

É fã dos Monty Python? Esta coleção da Happy Socks é para si

É fã dos Monty Python? Esta coleção da Happy Socks é para si

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt