À medida que os anos passam, percebemos que é preciso ir adaptando as rotinas de beleza às necessidades próprias de cada idade. A questão é que convém andar um passo à frente do ritmo do envelhecimento, ou seja: apostar na prevenção.
As primeiras rugas são apenas o primeiro sinal visível de um processo de perda de densidade que já está em curso, no interior da pele, há alguns anos. É onde estão as fibras de colagénio e de elastina que lhe dão firmeza e elasticidade, e que podemos comparar às molas de um colchão: tal como estas, vão-se desagregando e enfraquecendo com o passar dos anos.
Para atrasar o mais possível o envelhecimento da pele, é preciso tratá-la bem, protegê-la do sol e da desidratação, alimentar-se bem para não lhe faltarem as vitaminas e os nutrientes essenciais, dormir o suficiente para dar tempo às células de se regenerarem.
Mas chega sempre um momento em que é preciso passar dos cremes preventivos para os corretores. Preencher, redensificar, fortalecer, regenerar, alisar… são as palavras-chave dos produtos com “efeito de lifting”, que devem substituir o hidratante básico quando a pele começa a dar sinais de fraqueza.
UM EFEITO-LIFTING EXTRA
– Arranje as sobrancelhas: é inacreditável o efeito rejuvenescedor que a correção do desenho das sobrancelhas pode ter.
– Olhe para as suas fotografias do tempo do liceu: onde é que estão aquelas sobrancelhas? Ninguém liga muito a este pormenor, mas com a idade elas perdem definição e volume, e isso retira intensidade ao olhar. Um lápis de sobrancelhas resolve, discretamente, o problema.
– Habitue-se a espalhar os cremes (e séruns, máscaras e tudo o mais) da cara até ao pescoço.
– Não fume! O tabaco agrava a flacidez da pele porque consome as reservas de vitamina C, que fazem falta para a produção do colagénio natural.
NOVA GERAÇÃO DE CREMES
Uma das primeiras novidades de 2014 nesta área da cosmética é o creme Le Lift de Chanel, resultado de um estudo aprofundado dos mecanismos da pele e das modificações do seu comportamento ao longo dos anos e sob influências externas: sol, stresse, poluição, estilo de vida. A fórmula baseia-se numa tecnologia que levou 12 anos a desenvolver, e em princípios ativos que são extraídos de uma planta rara – a Edulis – sem a destruir, para garantir um impacto ambiental mínimo.
A importância da novidade justificou uma apresentação formal do produto à imprensa internacional por Marie-Hélène Lair, diretora de comunicação científica de Chanel, na Chanel Academy de Madrid. Foi nesse evento que fiquei a conhecer a fórmula em detalhe, e as três texturas em que o creme está disponível – «para que cada tipo de pele encontre o seu conforto, mas também para que cada mulher possa usufruir de diferentes graus de conforto no seu creme – por exemplo, no verão pode passar para uma textura mais leve, com os mesmos benefícios» explicou-nos Marie-Hélène.
Ao experimentar o produto, pude comprovar a eficácia na pele, notando-se o progresso em relação à anterior linha de cuidados lifting da marca (que esta vem substituir – por enquanto, o creme, que é de dia e de noite, e daqui a uns meses, o sérum e o creme de olhos).
Preço: Creme Le Lift de Chanel (para dia e noite, rosto e pescoço) – 107,00 euros.
www.chanel.com/en_GB/fragrance-beauty/Skincare-96129
Texto: Vera Saldanha