Capa de vinil sobre tapete vermelho – NEW ORDER – PROCESSION / EVERYTHING’S GONE GREEN (1981)
‘Procession’ é o primeiro single dos New Order totalmente concebido após o fim dos Joy Division. Escrito por Stephen Morris, é um tema pouco interessante que podia bem ter sido inserido no alinhamento do Lp ‘Movement’.
Por Jon Marx
‘Everything’s Gone Green’, a canção que se encontra no lado B, é bem mais pujante e aponta já para o que viria a ser o som da banda no 7″ ‘Temptation’ e no LP ‘Power Corruption & Lies’.
Talvez por isso, foi o lado B o escolhido para ter mais tempo de antena na rádio portuguesa e também nas emissões de John Peel, sendo ‘Procession’ um tema praticamente ignorado.
Como reflexo disso (ou talvez não), a canção foi omitida da edição 12″ editada pela Factory Benelux, passando o destaque do lado A para ‘Everything’s Gone Green’. Este disco marca o fim da colaboração da banda com o produtor Martin Hannett. A partir daqui, os New Order iriam assumir a (quase) totalidade da produção dos seus discos.
O disco da foto é uma edição nacional da ViMúsica, distribuído pela Rádio Triunfo e, como podem reparar, não tem qualquer referência à banda ou ao nome das canções que se encontram lá dentro. Comprei-o numa discoteca que se localizava na cave do Shopping Brasília, por baixo das escadas rolantes da entrada principal e que julgo ter pertencido à cadeia de lojas da Valentim de Carvalho, mas não tenho a certeza. O disco estava encostado ao vidro, sem qualquer referência, mas a capa, a fazer lembrar o anterior trabalho de Peter Saville para ‘Movement’, não dava margem para grandes enganos.
Esta edição portuguesa tem a particularidade de ter os rótulos trocados, ironicamente trazendo alguma justiça a ‘Everything’s Gone Green’, a canção que deveria ter sido escolhida para o lado A do disco. Também o corte do lado da abertura está mal efectuado, ligeiramente arredondado, o que é visível na foto.