Bruxelas, Histórias aos quadradinhos

Bruxelas cheira a waffle. Tem um aroma adocicado que percorre as ruas, a qualquer hora do dia, proveniente dos quadrados de massa doce. Mas há outros cheiros igualmente marcantes: o cheiro doce do chocolate e o amargo da cerveja. O primeiro, mais refinado, provém dos finos chocolatiers que surgiram ali e cuja fama os levou a instalarem-se no mundo inteiro, encantando com as suas caixas ricamente decoradas, que fazem disparar o preço do chocolate. O segundo vem das cervejas, uma paixão local, que jorra aos litros nos bares da cidade belga, ou não existissem mais de 300 variedades nacionais.
Há muito tida apenas como cidade cinzenta e de poucos atributos, Bruxelas tem sabido criar pólos de atracção. Hoje, há quem admita que tem algo do Soho nova-iorquino, que atrai a nata dos artistas e intelectuais. Os edifícios do século XVIII ganharam nova vida e foram adaptados a galerias de arte, lojas de design, cafés de espírito boémio e decoração trendy e lojas de grandes marcas internacionais.
Mas a cidade não apagou as marcas do movimento arquitectónico que se evidenciou no final do século XIX – a Arte Nova. Do Surrealismo, guarda as marcas de um dos seus maiores precursores, René Magritte (1898-1967). Bruxelas acolheu outros mestres, cada um com a sua dimensão, ainda que a pintura surgisse em forma de tiras de banda desenhada. Provavelmente, o belga mais conhecido de sempre de todas as gerações é o repórter Tintim e o seu cão Milu, das histórias aos quadradinhos de Hergé (1907-1983.
Bruxelas é a capital da Bélgica, capital da comunidade flamenga e, desde 2003, a capital oficial da União Europeia. Nas suas ruas é comum ouvir-se falar duas línguas: o neerlandês – a língua histórica de Bruxelas por quase toda a sua história, mas hoje minoritária – e o francês.

A ver
Museu Real de Belas-Artes da Bélgica
No seu acervo encontram-se alguns dos mais importantes pintores do país, como Rubens, René Magritte e Paul Delvaux.
Museu Horta
Remete o visitante para o trabalho de um dos mais importantes arquitectos da cidade, Victor Horta, notável pela forma como fez de Bruxelas a capital europeia da Arte Nova. Museu BD Jilé
Local de culto para os amantes da banda desenhada, que ali encontram verdadeiras obras de arte e preciosidades saídas do estirador de um dos maiores autores belgas, Joseph Gillain, mais conhecido como Jilé.
Palácio Stoclet
Um edifício impressionante, da autoria de Josef Hoffmann, com frescos de Gustav Klimt.
Palácio da Justiça
Um prédio colossal mandado construir pelo monarca Leopoldo II e que Orson Welles quis para cenário do filme O Processo, de 1962, inspirado na obra de Franz Kafka.
Grand Place
A principal praça de Bruxelas é imponente e está repleta de cafés, bares, esplanadas, restaurantes sofisticados e casas especializadas em chocolate.
Parc du Cinquantenaire
Um dos espaços verdes mais importantes de Bruxelas, mandado construir por Leopoldo II para celebrar os seus 50 anos de reinado.
Place du Jeu-de-Balle
Animado mercado de velharias, onde é possível encontrar de tudo um pouco.
Rue Antoine Dansaert
Principal artéria de Bruxelas, também conhecida por Baixa, onde se podem apreciar as últimas propostas dos criadores locais.
Atomium
Centro multimédia high tech, com o formato de um átomo ampliado, que serviu de pavilhão belga na Exposição Mundial de 1958.

Como ir www.flytap.com/Portugal/pt/Homepage
Quando ir A época ideal para visitar a cidade vai de Maio a Setembro, quando o clima é mais agradável.
Para se deslocar A cidade de Bruxelas parece ter sido desenhada para ser explorada a pé. Só o tempo pode fazer fugir dos espaços ao ar livre, pois no Inverno as temperaturas descem aos 5º C e até menos.
Saber mais http://visitbrussels.be

Restaurantes
Bonsoir Clara www.bonsoirclara.be
Comme Chez Soi www.commechezsoi.be
T’Spinnekopke www.spinnekopke.be

Hotéis
Hotel Amigo www.roccofortehotels.com
Conrad Brussels www.conradhotels.com
Siru Comfort Art Hotel www.comforthotelsiru.com

Pode também visualizar o artigo (sem necessidade de Adobe Flash Player) em: http://look-mag.com/2011/11/21/bruxelas-historias-aos-quadradinhos/

You May Also Like

Lisbon Marriott Hotel recebe Hello Summer Wine Party

COS marca presença no Salone del Mobile, em Milão

Descubra a mudança na forma de viajar

“Love Story” é o tema do Grupo Hotéis Real para este São Valentim

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt