Brands that matter: SkinDesign, a medicina estética ao serviço da saúde

No coração de Lisboa, com vista sobre o Rio Tejo acabou de abrir portas, a SkinDesign, uma nova clínica de medicina estética. Estivemos à conversa com Alexandra Costa e Tiago Mendes Fidalgo, os fundadores, e a médica Filipa Martins, que nos explicaram não só o conceito, como a verdadeira missão da SkinDesign.

Qual o caminho que levou à abertura da SkinDesign?
A SkinDesign Lisboa abriu portas no início de Dezembro de 2022. O nosso principal objetivo com a criação da SkinDesign é proporcionar uma experiência de qualidade aos nossos clientes no que diz respeito aos procedimentos disponíveis para cuidarem da sua aparência e da sua auto-estima.
Na SkinDesign disponibilizamos os mais avançados procedimentos de medicina estética, que visam melhorar a qualidade e a aparência da pele, métodos preventivos que permitem retardar o envelhecimento, retificar proporções e harmonizar a de aparência dos pacientes. Tudo isto, com acompanhamento médico desde a primeira consulta de avaliação e esclarecimentos, com a nossa equipa de médicos certificados, até às intervenções e consultas de manutenção e acompanhamento.
Criámos um espaço acolhedor onde cada cliente possa expor livre e confortavelmente a sua situação ou as suas preocupações, obtendo aconselhamento e soluções inovadoras, por parte de uma equipa de médicos que o acompanharão de forma personalizada por todo o processo.

O nome é realmente interessante: que imagem querem passar através dele?
O nome SkinDesign surge durante o Verão de 2022, quando passávamos férias com um grupo de amigos em Zanzibar. Conversava-se exatamente sobre os cuidados a ter com a pele para prevenir e combater os efeitos da exposição solar, característica das férias que fazemos juntos há vários anos.
Concordávamos que devíamos colocar a pele no centro do nome já que, para além de ser o maior órgão do nosso corpo, é aquele que nos escuda do mundo exterior, tanto a nível físico como no que diz respeito à perceção que os outros ou nós próprios temos de nós. A nossa missão é que os nossos clientes se sintam bem na sua pele / skin e queremos que se perceba que é possível ter um papel ativo nesse processo. O nome do hotel onde passávamos a tarde era Bamboo Design Hotel. Inspirados também nesse nome, e depois de um brainstorming com os nossos amigos, surgiu a ideia de SkinDesign.

Qual a missão e filosofia do espaço?
Num mercado que está a crescer em Portugal com soluções, por vezes, de contornos bastante duvidosos e que não transmitem confiança aos
consumidores, decidimos que era essencial focarmo- nos em proporcionar uma experiência premium desde o início. Para isso, seria necessário criarmos condições que nos diferenciassem da nossa concorrência, que muito estudámos. Assim, apostámos numa localização de luxo, no Chiado, com uma vista privilegiada sobre a cidade e o rio, onde queremos que os clientes possam sentir-se em casa, num ambiente de segurança e confiança, com uma equipa de médicos certificados que fará diagnóstico e aconselhamento, realizará os procedimentos e tratamentos desejados e, a partir daí, garante o acompanhamento clínico e manutenção dos resultados. Tudo de forma personalizada, com a melhor tecnologia e condições de segurança e higiene. O tempo passado na SkinDesign será dedicado única e exclusivamente ao bem-estar e auto-estima dos pacientes.

Aparência e autoestima: dois lados da mesma moeda?
A nossa autoestima depende de muito mais do que da nossa aparência, é fundamental para a nossa saúde mental e portanto saúde geral. No entanto, a forma como nos sentimos com a nossa aparência tem obviamente impacto no nosso bem-estar e na forma como nos apresentamos ao mundo. O mais importante, é que nos sintamos, não só confortáveis, mas confiantes na nossa pele. Um grande passo nesse sentido é perceber que já não temos de nos resignar com a nossa aparência ou sentir-nos inseguros com este ou aquele detalhe da nossa imagem. Existem soluções e faz parte da nossa missão apresenta-las para que, de forma consciente, informada e acessível, os clientes percebam que podem trabalhar ativamente na sua aparência e cuidar da sua pele, tirando proveito da medicina e da tecnologia disponível. Em qualquer área da nossa vida, investir em nós próprios, reforçará sempre a nossa autoestima.

Ainda existe algum preconceito sobre a medicina estética?
Sim, existe. Queremos mudar o preconceito que existe sobre a medicina estética, que recai ainda nos tipos de tratamentos disponíveis e no tipo de cliente a que se destina. A medicina estética não se resume apenas a procedimentos que visam realçar a beleza de mulheres a partir de uma determinada idade. Queremos ajudar homens e mulheres a partir dos seus vintes a criarem hábitos saudáveis e a seguirem rotinas cuidadas para prevenirem o envelhecimento da sua pele. Queremos ajudá-los a corrigir danos provocadora por excessiva exposição solar ou harmonizar assimetrias que tantas vezes abalam a autoconfiança dos pacientes, como as marcas de acne ou cicatrizes que se formaram na adolescência.

A partir de que idade devem, ou podem, as pessoas recorrer aos vossos serviços?
O nosso público alvo são homens e mulheres, a partir dos 20 anos. Os mais jovens com o objetivo de aprender e prevenir e os mais velhos com o intuito de corrigir ou atenuar alguns danos que o envelhecimento e hábitos terão provocado na pele. Estão também incluídos todos aqueles que pretendem alterar alguma assimetria ou corrigir algo no rosto que não esteja de acordo com o gosto deles. Tratam-se de pequenas correções que têm um impacto enorme na confiança e na vida do paciente. Qualquer pessoa que se preocupe com a sua saúde, aparência e bem-estar é bem vinda na SkinDesign.

Há hoje uma maior procura? Se sim, a que se deve na vossa opinião?
Há. A medicina estética não é uma vertente superficial da medicina e, na SkinDesign, achamos que é muito importante desmistificar este preconceito e dar uso a este ramo da medicina com a atenção que lhe é devida e colhendo os benefícios que todos merecemos. A medicina estética é comunicada de forma massiva ao mercado português, há cerca de 20 anos, desde o famoso peeling da Lili Caneças, que abriu o jornal da noite da TVI. O José Castelo Branco popularizou o botox. Nessa altura havia menos opções de procedimentos e pareciam acessíveis apenas a alguns, mas muito mudou desde então.

Ainda assim: “Ficam todas iguais, sem expressão, com bico de pato.” – são algumas das expressões que ainda hoje ouvimos e que, como muitos sabem, não faz qualquer sentido, principalmente, nos dias que correm.

Infelizmente a sociedade é muito rápida a criar estereótipos e a espalhar preconceitos. Para além disso, somos rápidos a julgar. Aqui ou ali, somos todos culpados disso. Não é à toa que se diz que as primeiras impressões são as mais importantes. A medicina estética procura também ajudar os pacientes que se sentem prejudicados pelo seu aspeto físico, desde as marcas deixadas pelo acne de um adolescente que sofreu bullying na adolescência.

Harmonizarmos o nariz de uma professora que não se sente bonita e que ouve comentários maliciosos por parte dos alunos. Projctamos
o queixo de um rapaz com pouca confiança em si mesmo, devido ao seu perfil. Preenchemos as olheiras de uma profissional que aparenta estar sempre cansada, apesar de, por dentro, estar cheia de energia. Prevenimos o aparecimento de rugas ou atenuamos outras de pessoas cujas rugas não condizem com a forma como se sente, jovem e forte e positiva. Numa altura em que se fala tanto em saúde mental e que a nossa imagem é utilizada e exposta, por nós próprios, diariamente, é essencial que saibamos como utilizar a medicina e a inovação tecnológica a favor da nossa autoestima, promovendo a confiança que precisamos para encarar as nossas relações pessoais e profissionais, melhorando o nosso futuro.

Quantos especialistas compõem a vossa equipa?
Neste momento contamos com quatro profissionais médicos formados em harmonização facial e medicina estética, mas a nossa equipa jovem continua em crescimento.

São todos portugueses?
Sim, todos portugueses, mas com várias especializações realizadas fora do país, nomeadamente Espanha, Reino Unido e Brasil.

Notam que há uma maior preocupação com o envelhecimento?
Mais do que uma preocupação com o envelhecimento existe muito mais informação e consequentes cuidados a ter com a pele, mais numa perspetiva de garantir a sua qualidade e saúde. A maior parte dos clientes procura-nos com o objetivo de realizar tratamentos nesse sentido e obter aconselhamento quanto às suas rotinas diárias para manter bons resultados de forma sustentável e, consequentemente, combater o envelhecimento da pele.

Que tratamentos propõe relativamente a este tema?
Para corrigir marcas e regenerar a saúde da pele, recomendamos o bright peeling e sessões de micro-agulhamento para conseguirmos restaurar a qualidade e firmeza da pele. A partir daí, podemos reparar rugas mais acentuadas com estimuladores de colagénio e atenuar determinadas rugas de expressão mais marcadas, de forma preventiva, através da aplicação de botox ou, para certos casos, com fillers de ácido hialurónico.

Há da vossa parte um acompanhamento personalizado? É ele sempre feito com um médico?
Sempre. O médico acompanha desde a primeira consulta de avaliação , todos os procedimentos são realizados pela equipa médica que mantem o contacto direto com o paciente a partir desse momento para qualquer esclarecimento ou observação que seja necessária. Os pacientes são seguidos de forma rigorosa e profissional desde a sua primeira visita à SkinDesign e todos os procedimentos são seguidos de consultas de manutenção e de acompanhamento.

Quem desejar chegar até vós como o deve fazer?
Pode seguir-nos e contactar-nos através do instagram @skindesignlisboa, respondemos sempre com a maior brevidade possível, ou através dos contactos telefónicos 925245005 ou 925244987.

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