Brands that matter: Ringana rumo à prevenção da saúde oral dos portugueses

Há cada vez mais pessoas com problemas de saúde oral e a começar com problemas cada vez mais severos em idade precoce. Mais de 50% da população mundial tem mau hálito e mais de 70% dos portugueses têm falta de dentes naturais. Estes motivos podem levar a algum desconforto ao mastigar, socializar e sorrir. As escovagens diárias e consultas de higienização regulares no dentista são imprescindíveis para manter uma boa saúde oral. Mas, ao pensar na prevenção, a RINGANA desenvolveu dois produtos essenciais para uma correta higiene oral. Fomos perceber quais as suas características numa conversa com a Mag. Deborah Horvat, especialista RINGANA para os produtos relacionados com os cuidados de higiene oral.

Quando e como surgiu a RINGANA e qual a sua missão?
Andreas Wilfinger e Ulla Wannemacher, em colaboração com uma equipa de peritos e bioquímicos, desenvolveram a linha de cosméticos frescos RINGANA em 1996, após vários anos de investigação. A marca surgiu após o filho do casal trazer do jardim de infância uma pasta de dentes com substâncias dúbias.
De facto, é uma linha de cosmética que ainda hoje está na vanguarda e não só cumpre todos os requisitos de sustentabilidade como os excede em muito. Concebidos com ingredientes produtos frescos, os cosméticos da RINGANA são lançados no mercado com curtos períodos de armazenamento, conservantes químicos, aditivos, microplásticos ou óleos minerais, apresentando um prazo de validade limitado. Os produtos contêm ainda ingredientes ativos de alta qualidade provenientes da natureza, são veganos e constantemente a ser desenvolvidos com o que há de mais moderno. A RINGANA nasceu sob o lema “queremos fazer melhor” e esta continua a ser a sua missão.

Tendo em conta a data de nascimento da marca podemos afirmar que foram pioneiros, certo?
Sim. O que define a RINGANA são os seus valores fortes e bem definidos. Distinguimo-nos das outras marcas pela nossa frescura, pela utilização de ingredientes puros, pelo foco na excelência e antecipação das tendências. Além disso, estamos constantemente em investigação para conseguir as melhores fórmulas possíveis. Não nos contentamos com o bom, na RINGANA procuramos os produtos mais frescos, mais naturais, veganos e eficazes.

Numa altura em que ainda não se falava (pelo menos em Portugal) em produtos naturais de que forma se posicionou a empresa no mercado?
O posicionamento da marca mantém-se até aos dias de hoje: em 1996 era um conceito totalmente inovador e acreditamos que isso se tornou uma oportunidade e não uma ameaça. Fomos ousados e disruptivos. Ultrapassámos muitas barreiras, mas mantivemo-nos sempre fiéis à nossa filosofia e ao nosso compromisso de fazer mais, sempre com o menor impacto ambiental. Mais do que nunca, este posicionamento, assente em 3 pilares chave: frescura, eficácia e sustentabilidade, continua a fazer sentido, orientando toda a nossa estratégia.

Desde quando está a marca no mercado português?
A RINGANA nasceu na Áustria em 1996 e rapidamente se espalhou pela Europa, disponibilizando os seus produtos atualmente em 34 mercados. Disponível através de venda online, a marca chegou a Portugal em 2020 e desde então tem consolidado a sua presença no país, atingindo a cada ano um público mais alargado.

Não se dedicam apenas à área da cosmética, certo? Que outro género de produtos podemos encontrar?
Na RINGANA, é defendida uma abordagem holística. Além de produtos de cosmética, a marca também disponibiliza uma variada gama de bebidas, cápsulas, suplementos alimentares e desportivos, e ainda uma linha de bebé recentemente lançada. A marca defende que a beleza deve começar por dentro. Esta é a razão pela qual os suplementos são uma parte muito importante do negócio e este foi o nosso ponto de partida.
As bebidas RINGANA fornecem ao corpo o melhor que a natureza tem para oferecer: vitaminas, minerais, oligoelementos valiosos e importantes substâncias protetoras vegetais. As bebidas naturais proporcionam mais energia, leveza e descontração. Os RINGANA PACKS, por outro lado, são partes de plantas em pó, que podem ser transformadas num batido com a ajuda de água. São embalados em doses diárias convenientes, o que os torna perfeitos para o dia a dia. As CAPS são pequenas cápsulas de plantas que incluem soluções específicas para os desafios da vida de cada pessoa. A RINGANA COMPLETE é uma refeição completa com nutrientes naturais, de preparação rápida e fácil e fornece ao corpo todos os nutrientes essenciais. Por fim, a linha RINGANA SPORT prepara perfeitamente o corpo para o desporto, ativa as reservas e facilita a regeneração. Cada lote é testado quanto à presença de esteroides e estimulantes anabolizantes por um laboratório líder mundial na análise de suplementos alimentares e na deteção de substâncias de doping.

Onde são fabricados?
Os produtos são todos desenvolvidos e fabricados no Campus da RINGANA, em St. Johann in der Haide, na Áustria. Estão aqui localizados os nossos laboratórios e o departamento de investigação. Tudo é realizado internamente para garantir que se está a trabalhar de acordo com os melhores padrões de qualidade e com os melhores e mais frescos ingredientes.
O novo Campus RINGANA em St. Johann in der Haide ultrapassa todos os outros espaços que já tiveram até ao momento. O ponto central é a produção de alta tecnologia com dez misturadoras e 17 linhas de engarrafamento. O novo edifício integra-se o melhor possível na paisagem e respeita os elementos ecológicos.

Todos vêm dessa localização?
Atualmente, os nossos produtos são fabricados no próprio campus da RINGANA ou numa das nossas instalações na mesma região. Para alguns dos nossos suplementos, recorremos ao know-how de fabricantes contratados. Desta forma, garantimos que os clientes recebem os produtos RINGANA com o mais elevado nível de frescura. Os produtos são enviados diretamente da RINGANA para os clientes, evitando longos períodos de armazenamento, uma vez que os nossos produtos têm um prazo de validade limitado devido ao facto de não possuírem conservantes artificiais.

Sendo que hoje são muitas as marcas com preocupações semelhantes, o que distingue os vossos produtos num mercado que está em franca expansão?
A frescura absoluta e a eficácia excecional dos nossos ingredientes e, consequentemente, dos nossos produtos são motivos de orgulho para a RINGANA. Os produtos RINGANA têm um prazo de validade limitado que nos orgulha, pois são a prova da frescura total. Na verdade, esta é a única forma de utilizar produtos naturais sensíveis e altamente antioxidantes. Da matéria-prima à logística e embalagem, passando pelo processamento, todos os nossos passos são otimizados para garantir uma frescura inegável e única. Também aderimos aos mais altos padrões de qualidade e alta tecnologia. Existem grandes diferenças na qualidade dos princípios ativos vegetais e procuramos sempre as opções mais extremas porque são as mais eficientes. O clima, as condições de cultivo e de colheita: todos estes fatores podem influenciar a qualidade.

Apresentam dois produtos destinados à saúde oral. O que vos levou a lançar o FRESH tooth balm e o FRESH tooth oil?
A ideia nasceu em resposta a um episódio preocupante que envolveu o filho de Andreas Wilfinger e Ulla Wannemacher, que chegou a casa com uma pasta de dentes que contém substâncias dúbias.
Além disso, a origem e o sucesso da RINGANA estão relacionados com o cuidado e saúde dentário natural, tendo o FRESH tooth oil sido o primeiro produto. Com o FRESH tooth balm conseguimos criar o complemento perfeito para podermos oferecer uma limpeza suave e um acabamento profissional aos dentes e gengivas.

Na vossa opinião este é um problema desvalorizado?
Assistimos a uma maior consciencialização sobre o impacto da saúde oral no corpo, no bem-estar e na autoconfiança das pessoas. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer, mas estamos certos de que, facilitando e tornando o processo mais conveniente cómodo, por exemplo com uma solução como FRESH tooth oil, que permite uma higienização natural em qualquer lugar, sem necessidade de ter uma escova de dentes à mão, podemos estar a contribuir para melhorar muitos sorrisos.

Podemos referir que estes produtos surgem numa perspetiva de prevenção?
Sim, porque a extração de óleo com o FRESH tooth oil, com ingredientes solúveis em óleo altamente eficazes, tem a capacidade de ligar as bactérias e eliminá-las, cuspindo-as posteriormente. O óleo de Manuka da Nova Zelândia conjugado com o Bisabolol – extraído da árvore Candeia – são conhecidos pelo seu efeito antibacteriano e regenerador.
O FRESH tooth balm concentra-se em ingredientes ativos solúveis em água, como o remineralizante fluoreto de sódio, que fortalece o esmalte dos dentes e previne a cárie dentária. Ambos podem ser usados ​​sozinhos. Combinados formam uma simbiose de cuidado perfeita: primeiro deve ser usado o FRESH tooth oil para extração de óleo e depois deve ser finalizado com o FRESH tooth balm.

Cuidam eles apenas dos dentes ou há uma atenção especial para com as gengivas?
São dois produtos muito completos. Os seus ingredientes naturais atuam de forma eficaz nos dentes e gengivas.

Apresentam um óleo e um bálsamo. Pode algum deles ser usado em vez da pasta de dentes a que estamos habituados?
Sim, ambos (usados ​​juntos ou separadamente) proporcionam uma limpeza dentária suave e natural e substituem a pasta de dentes clássica.

Mas ao nível da eficácia é ela semelhante ao produto mais tradicional?
Sim, sem dúvida. Os cuidados dentários da RINGANA são muito eficazes, especialmente quando combinados os dois.
O FRESH tooth oil deve ser usado para extrair o óleo e ligar as bactérias entre si; e depois deve ser finalizado com o FRESH tooth balm. Em combinação, os princípios ativos complementam-se perfeitamente e garantem uma flora oral fortalecida e saudável.

Quais são os componentes do “FRESH tooth oil”?
O RINGANA FRESH tooth oil contém agentes de limpeza naturais à base de ácido silícico, eliminando a placa dentária com especial suavidade. O principal ingrediente do FRESH tooth oil é o óleo de gergelim orgânico, amplamente conhecido na tradição aryuvédica. Os princípios ativos selecionados como o óleo de Manuka e o bisabolol – extraído da árvore candeia – têm um efeito antibacteriano, anti-inflamatório e regenerador. Os grãos de limpeza limpam suavemente, enquanto o extrato vegetal de alta qualidade de açafrão protege contra cáries e doenças gengivais. O óleo de menta e o óleo de eucalipto garantem uma flora bucal saudável e um hálito fresco.

Há alguma forma correta de usar este produto?
Devemos usar primeiro o FRESH tooth oil para extrair o óleo. Para fazer isso, devemos considerar uma colher de chá de óleo, colocar na língua e “empurrá-lo” para os espaços entre os dentes. Fazer este processo, pelo menos, durante 5 minutos. Em seguida, o excesso de óleo deve ser cuspido. Para um acabamento ideal, os dentes devem ser escovados com o FRESH tooth balm. Para quem tenha um pouco mais de pressa, o FRESH tooth balm também pode ser usado sozinho. No entanto, a nossa recomendação é utilizar a combinação de ambos os produtos (FRESH tooth oil e FRESH tooth balm).

Bálsamo dentário é algo que os consumidores nacionais não estão habituados, ou estamos enganados?
Nos últimos anos, a consciencialização para os cuidados dentários sustentáveis ​​tem crescido tanto em Portugal como noutros países. Para a RINGANA, mais do que uma tendência, trata-se de fazer melhor pela beleza e pelo bem-estar dos nossos consumidores e do ambiente.

Exatamente qual é a finalidade deste produto?
O FRESH tooth balm é um multitalento para obter dentes saudáveis. Este bálsamo complementa o cuidado dentário com os ingredientes ativos solúveis em água que o FRESH toot oil naturalmente não pode fornecer, por isso é um complemento ideal para a rotina.

Qual é a composição do produto?
O FRESH tooth balm é composto por: fluoreto de sódio remineralizante, extrato de vara de ouro (Solidago virgaurea), ácido hialurónico, extratos de gengibre e o de hortelã-pimenta e lactato de sódio.

O que é o fluoreto de sódio?
O fluoreto de sódio remineralizante utilizado no FRESH tooth balm fortalece o esmalte e previne cáries. Como ingrediente mineral, é adequado para cosméticos naturais.

Ácido hialurónico num produto para saúde da boca? Como funciona?
O ácido hialurónico, como no FRESH tooth balm, pode ajudar a prevenir a periodontite e a boca seca.

Há alguma forma especial de o utilizar?
Aplicar o FRESH tooth balm duas vezes por dia numa escova de dentes húmida e escovar os dentes suavemente. De seguida, enxaguar a boca com água. Ideal em combinação com o FRESH tooth oil.

Qual é a vossa expectativa relativamente à receção por parte do consumidor português?
De acordo com o Barómetro da Saúde Oral 2022, em termos dos hábitos de higiene oral dos portugueses, verifica-se que a tendência sobre o hábito de usar fio dentário e elixir melhorou, mas reduziu-se a percentagem de portugueses que escova os dentes, pelo menos, duas vezes ao dia. Não é possível perceber as motivações dos portugueses para este comportamento, mas acreditamos que não é por falta de consciencialização sobre a importância de ter uma boa e correta higiene oral.
O mesmo Barómetro concluiu que 68,5% dos portugueses visitaram o médico dentista no último ano, uma melhoria de 9,1 pontos percentuais, quando comparado com 2021, e um valor que, inclusive, supera os dados pré-COVID. Olhando para o problema da redução da escovagem dentária em Portugal, acreditamos que a “falta de tempo” pode ser uma causa. O FRESH tooth oil pode ser uma boa alternativa. Trata-se de um óleo muito prático para bochecho, pode ser transportado facilmente e enquanto se está a bochechar a boca é possível continuar a realizar outras tarefas. Além disso, pelos seus componentes, este pode substituir a pasta dentífrica. As nossas expectativas relativamente à receção por parte do consumidor português são, por isso, muito positivas.

Onde se podem adquirir?
Os produtos RINGANA podem ser adquiridos no nosso site, com entregas em toda a Europa. Além disso, temos um modelo alternativo de distribuição pessoal que promove o empreendedorismo independente, baseado em recomendações e conselhos.

You May Also Like

Artemove apresenta espectáculo “Aurora” no Salão Preto e Prata do Casino Estoril

Revista “Egoísta” celebra o Natal com “Os Outros”

À procura de um Natal mais autêntico? A Super Bock Store ajuda

A Louie Louie faz 20 anos e vai haver festa este mês

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt