Brands That Matter: MEUOPTICO® Portugal, em defesa da boa saúde visual

MEUOPTICO® Portugal inaugurou a sua primeira Flagship Store, no passado dia 1 de dezembro, na Avenida da República, em Lisboa. O novo aporta uma inovação relacionada com o Plano de Saúde Ocular Vitalício (“PSOVit”). Sobre ele falámos com Jorge de Melo, diretor-geral da MEUOPTICO® em Portugal.

Conte-nos um pouco a história do GRUPO MONOPTICIEN Paris?
O grupo nasceu em 2014 e estamos presentes em quatro países: Portugal, Espanha, França e Suíça, com 1090 lojas associadas. Todas têm o seu nome próprio, em Portugal é “MEUOPTICO”. Entre França, Espanha e Portugal contamos já́ com 1090 Lojas associadas e 29 lojas próprias, sendo que o grupo se divide em três partes, o clube de compra, lojas com licença de marca e óticas próprias.

Desde quando estão presentes em Portugal?
O grupo iniciou a presença em Portugal em 2020 com a insígnia MONOPTICIEN, e fez a sua expansão numa rede de associados de cerca de 150 óticos sem imagem, e em Maio de 2022 foi tomada a decisão de alterar a insígnia para MEUOPTICO® e com esta pretendemos crescer em numero de lojas com a Imagem Corporativa MEUOPTICO

O que levou o grupo a entrar no mercado nacional?
O grupo entra em Portugal como uma evolução logica, uma vez que todos os grupos em vários setores, sempre que pretendem entrar na Península Ibérica, começam por Espanha e a evolução óbvia é imediatamente depois entrarem em Portugal. Com o Grupo MONOPTICIEN também foi um pouco isto. Fazia sentido, por ser o próximo passo logico, depois de Espanha, entrar em Portugal.

Que mais-valias têm perante a concorrência?
O facto de sermos o único grupo que é dirigido por Óticos-Optometristas, é claro que todos nós temos a nível de direção-geral, formação na área económica e financeira, mas o facto de sermos de base Óticos-Optometristas faz muita diferença nas linhas de orientação do Grupo e na relação com os nossos associados e clientes, porque temos uma sensibilidade profissional relacionada com a saúde ocular que advém desta formação de base.
Neste sentido desenvolvemos a diferenciação relacionada com um estudo de mercado que nos deu uma informação curiosa. Na hora de comprarem óculos ou lentes de contacto, a maioria das pessoas opta pelo produto que “pode comprar” ou pelo “mais barato” e quer num caso quer no outro isto afasta, normalmente, os clientes da solução visual que realmente precisam! Por esta razão desenvolvemos o nosso Plano de Saúde Ocular Vitalício (PSOVit) que basicamente é uma subscrição mensal, um pouco como a NETFIX ou o SPOTIFY, mas que permite que o cliente da nossa rede de lojas possa obter acesso ao produto ou solução visual que realmente precisa de modo mais leve e fácil. Este PSOVit é se quisermos uma subscrição, comparável a um seguro de saúde ocular que cobre totalmente a solução para cada cliente com seguro associado em caso de perda, acidente e aquisição sem ter de comprar vitaliciamente óculos ou lentes de contacto.

Qual é a vossa filosofia e principais alicerces da marca?
Uma sensibilidade profissional muito focada na saúde ocular e nos cuidados primários de saúde, proporcionando acesso ao produto mais adequado para cada cliente permitindo a aquisição do mesmo da forma mais fácil, ágil e leve para a economia pessoal e familiar de cada cliente.

MEUOPTICO abre agora Flagship Store. O que vos levou a escolher esta precisa localização?
Sentimos necessidade de ter uma loja de referência que tinha inevitavelmente de estar muito bem localizada e a escolha esta localização foi precisamente isto. Depois temos já dentro do Grupo em todos os Países lojas próprias centrais que servem como centro de treinamento para toda a rede de associados. Este treino é profissional e operacional, mas também um centro de treinamento para os óticos a nível de gestão e planeamento do Negócio.

Imagino que o investimento tenha sido avultado…
Foi um investimento de cerca de ¼ de milhão de euros.

Em que áreas se divide o espaço?
O espaço global é de cerca de 600m2, onde são utlizados cerca de 120m2 como área comercial, 100m2 como auditório, 60m2 numa sala de reuniões e o restante espaço está dividido entre gabinetes de administração e back office com uma zona técnica entre equipamentos e armazém.

Apresentam como grande invocação o Plano de Saúde Ocular Vitalício (“PSOVit”). Exatamente em que consiste?
O nosso Plano de Saúde Ocular Vitalício (PSOVit) que basicamente é uma subscrição mensal, um pouco como a NETFIX ou o SPOTIFY, mas que permite que o cliente da nossa rede de lojas possa obter acesso ao produto ou solução visual que realmente precisa de modo mais Leve e Fácil. Este PSOVit é se quisermos uma subscrição, comparável a um seguro de saúde ócular que cobre totalmente a solução para cada cliente com seguro associado em caso de perda, acidente e aquisição sem ter de comprar vitaliciamente óculos ou lentes de contacto.

Que outros serviços vão os clientes lá encontrar?
Serviços de Optometria, Contactologia, Terapia Visual, Aconselhamento de Imagem e encaminhamento clínico sempre que tal se justifica.

Quantos colaboradores fazem parte da equipa da nova loja?
Neste momento temos seis elementos residentes na equips que se dividem por todos os departamentos, técnico, comercial e back office.

Ao nível dos valores defendidos pela brand quais são eles?
Defendemos a saúde visual e incentivamos a implementação do produto mais adequado para as necessidades especificas e únicas de cada paciente e de cada situação ou condição visual. Defendemos que de todos os nossos sentidos, a visão é o mais importante e o mais determinante e por isso defendemos que a visão é um dom inestimável e insubstituível!

Com uma crise em curso têm sentido isso no desenvolvimento do negócio?
O conceito “crise” em Portugal tem uma definição muito particular, porque se mal recordo, seremos talvez o único país que viveu os últimos 50 anos em crises sucessivas. Portugal é porventura o país que melhor sabe lidar com crises e reagir a elas; talvez por experiência social e empresarial! Não obstante, e agora um pouco mais a sério, as crises criam em si mesmas novas oportunidades e acreditamos que numa crise económica e financeira que vai afetar a economia familiar de todos transversalmente, o nosso PSOVit, pode ajudar a manter cada pessoa e cada família a manter o seu orçamento equilibrado e ao mesmo tempo estar tranquilo por poder ter em todo o mesmo os seus problemas visuais totalmente supridos.

Olhando para o futuro quais as vossas expectativas?
Do ponto de vista global, e se me permitem, temos a expectativa que definitivamente o “Mundo” entenda que a Guerra não é solução para nenhum problema ou diferendo, e temos também e expectativa de que a sociedade evolua no sentido de se identificar sem equívocos o que é realmente importante para a dignidade humana e para a qualidade de vida individual. Neste sentido, uma boa saúde, mas sobretudo uma boa saúde visual, é absolutamente determinante. Esperamos poder contribuir para esta última da forma mais capaz e competente que sabemos.

Enquanto diretor-geral quais são os maiores desafios que identifica?
Ser capaz de desenvolver o grupo e a implementação da marca MEUOPTICO® com a mesma eficácia e competência que foi obtida em todos os outros países onde a marca já tem história e se converteu numa marca de referência. O mercado português está bastante maduro neste setor e vai ser preciso muita resiliência, foco e humildade para conquistar o nosso espaço no mercado.

You May Also Like

Testado & Aprovado: Skin Screen da Lancôme

Brands that matter: SkinDesign, a medicina estética ao serviço da saúde

Brands that matter: Biocoiff, o primeiro cabeleireiro 100% bio de Portugal

Secrecy encanta com um Dia dos Namorados cheio de amor próprio

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt