Brands that matter: Maxcom, a marca que alia tecnologia e imagem

A Maxcom entra agora no mercado português da eletrónica de consumo. A marca estreia-se com lançamento de um smartwatch muito feminino, com um design elegante, distinto e intemporal. Para conhecer a marca e este novo produto, falámos com Carlos Ricardo, Country Manager Maxcom Portugal que nos revelou ainda os planos da Maxcom para o mercado nacional.

Quando e onde nasceu a marca?
A marca já existe desde 2002. Nasceu na cidade de Tychy, no extremo sul do distrito industrial da Silésia, na Polónia

Em que bases assenta a vossa filosofia de negócio?
Credibilidade, cooperação, responsabilidade, inovação, segurança e desenvolvimento.

Enquanto empresa multinacional qual o vosso maior objetivo?
A marca procura seguir as tendência atuais, ser inclusiva, inovadora e muito atrativa em termos de design. Não seguimos uma política de lançar modelos quase iguais com tecnologia diferente. Apostamos na relação entre a imagem e a tecnologia. É importante perceber e saber ouvir o mercado. Um smartwatch não é, nem tem de ser, apenas uma ferramenta de trabalho. Pode ser uma peça de joalharia, pode ser um adereço de moda como qualquer outro relógio. Não tem de ser cinzento porque é tech. A marca orgulha-se muito da qualidade dos materiais e dos produtos que possui. Não é por acaso que temos equipamentos premiados mundialmente.

Repartem a vossa atividade por diferentes áreas, quais são elas?
Smartwatches, soluções de comunicação, IoT e soluções ecológicas.

Perante essa diversidade, quais são os pilares da Maxcom?
Inovação, inclusão, qualidade, eficiência, responsabilidade ambiental e design. Criamos produtos que os consumidores gostem de usar por diferentes razões. Versões limitadas de smartwatches que são verdadeiras peças de joalharia ou equipamentos topo de gama para os mais exigentes, temos telefones que iniciam de uma forma simples a população mais sénior no mundo das tecnologias, com features focadas na sua segurança e bem-estar, temos equipamentos da linha de smart home a um preço mais acessível, para que as casas inteligentes não estejam apenas acessíveis aos bolsos de alguns. Mas em tudo isto nunca comprometemos a qualidade de nada que oferecemos, e mantemos sempre presente as tendências da eletromobilidade, gestão eficiente da energia e responsabilidade na promoção de soluções amigas do ambiente.

Destacam a responsabilidade ambiental e social. Por que o fazem e em que consiste?
A Maxcom é um promotor de abordagens ecológicas. O portfólio da empresa inclui produtos relacionados com a tendência da eletromobilidade, energias renováveis ou gestão eficiente de energia. A empresa implementa projetos com o espírito de desperdício zero e em linha com a política da UE de independência do gás natural e de melhoria do clima. Exemplo disso é o abandono do fogão a gás e a passagem para aquecimento com bombas de calor de marca própria, todo o edifício de escritórios e as salas de reuniões Maxcom, complementando assim a instalação fotovoltaica já instalada. A empresa preocupa-se com o meio ambiente tanto durante o ciclo de produção quanto na fase de implementação. Como parte da construção de atitudes ecológicas em 2023, os funcionários da Maxcom plantaram 4 mil carvalhos durante um evento de formação de equipes. A Maxcom também garante que pertence a empresas socialmente responsáveis. A gestão da empresa inclui transparência nas relações com os clientes e cooperação no espírito de comércio justo.

Hoje, em quantos países marcam presença?
Os produtos Maxcom podem ser encontrados em 38 países da UE e em África

Entram agora em Portugal, o que esperam do mercado português?
A marca já está a analisar e a explorar o mercado nacional há algum tempo, mas só agora, efetivamente, estamos a investir mais a sério em Portugal e noutros mercados. Foi uma aposta grande da marca e estamos com expectativas muito altas. O nosso portefólio de soluções é muito interessante e estou certo que vai ser um sucesso.

Surgem desde logo com uma novidade, o smartwatch Crystal. O que vos levou a lançar este produto agora?
A grande maioria dos relógios inteligentes que vemos no mercado são masculinos, têm um design pouco interessante para o público feminino, são muito semelhantes entre si e “cizentões”. O que acontece é, e isto é verdade com homens e mulheres, quando é preciso ir a uma festa ou a um reunião mais formal deixamos o smartwatch em casa. Não é isso que a Maxcom defende. Se o grande objetivo de um relógio inteligente é simplificar o dia-a-dia do consumidor, e até ajudar a gerir a sua saúde e bem-estar, então deve andar com ele sempre.
O Crystal é super elegante. Uma peça de joalharia e o primeiro de muitos que iremos lançar. A nossa experiência no lançamento de relógios “Bijoux”, como o FW51, noutros países mostrou que as mulheres adoram ter alternativas, não apenas na hora de escolher roupas ou joias, mas também nos dispositivos inteligentes que usam no dia-a-dia. É por isso que preparamos uma linha de smartwatches que são peças de joalheria para satisfazer as suas necessidades. Não basta mudar a cor da bracelete.

Para quem não sabe, o que é um smartwatch?
Um smartwatch é um relógio inteligente e multifuncional que funciona como uma extensão do nosso smartphone. É um gadget que ajuda a gerir a vida profissional e pessoal, a monitorizar e a gerir a saúde e os treinos, a manter-se permanentemente conectado com o mundo e sempre a par de todas as notificações. É como ter um smartphone, mas no pulso. O smartwatch Maxcom é um companheiro indispensável.

A quem se destina?
A toda a gente. dos mais novos aos mais velhos. O valor oferecido por um relógio inteligente é inquestionável, e até os mais renitentes quando experimentam perceberem as mais-valias que oferece a diferentes nível. A Maxcom tem uma oferta especificamente criada para cada público, mas vamos ter brevemente novidades que vão destacar-se muito no mercado português.

O que vos levou a lançar um produto desta categoria especificamente para as mulheres?
Há realmente uma grande falha no mercado tecnológico para as mulheres. A tecnologia não é masculina, e as mulheres não têm de se render às opções masculinas ou unissexo que existem. Queremos aproveitar esta lacuna de mercado e acrescentar algum valor. Além de um smartwatch, a nossa proposta com o Crystal é de uma joia espetacular que substitui com sucesso outros acessórios.

Antes de mais porque escolheram este nome para o produto?
O relógio apresenta uma pulseira com cristais pretos da mais alta qualidade. Os cristais brilham e dificultam tirar os olhos deles. Para finalizar, o frasco incluído foi preenchido com obsidiana preta natural. O nome surgiu naturalmente, foi o primeiro pensamento.

Quais as funcionalidades do Crystal?
As funcionalidades de comunicação – notificações de chamadas, emails, mensagens, redes sociais, de aplicações, contactos, agenda, entre outras coisas. Depois tem várias opções que permitem monitorizar e gerir a saúde e bem-estar do utilizador – medição de passos, calorias, distâncias percorridas, pressão arterial, frequência cardíaca, oxigénio no sangue, monitorização do sono, além de lembrete de sedentarismo, calendários menstruais e de gravidez. À parte de tudo isto inclui outras opções de gestão de vida pessoal e profissional. De uma forma simples, tudo o que o telefone faz, o Crystal complementa.

Como sabemos, as mulheres dão muito valor à estética. Levaram isso em linha de conta ao imaginar o produto?
Definitivamente! Este é um produto que foi criado pensando nas mulheres – nas suas necessidades, expectativas e desejos. A aparência do Cristal foi pensada em cada detalhe. As distinções mais importantes são: a pulseira cintilante cravejada de cristais, o dourado em tom suave e discreto e o acabamento delicadamente decorado do mostrador extremamente fino.

Podemos então afirmar que este será um smartwatch para ocasiões especiais?
Na verdade não. Um relógio feminino tradicional, de marca de luxo, pode ser usado com um look formal ou com calças de ganga. O adereço certo dá muitas vezes aquele toque final de elegância à imagem mais simples e descontraída. Obviamente que o Crystal tem um design distinto e refinado que não passa despercebido em lado nenhum, mas a elegância não está apenas na roupa ou nas ocasiões.

Há a possibilidade de a consumidora escolher ou a apresentação do Crystal é só uma?
O Crystal é um peça de joalharia, e não tem opções de troca de bracelete, por exemplo. Mas a utilizadora pode personalizar o mostrador de acordo com o seu look do dia ou estado de espírito ou ocasião. Lançaremos brevemente outros relógios muito femininos que já trazem mais opções.

Qual a autonomia?
Até sete dias com utilização permanente.

Por ocasião do lançamento o Crystal traz uma surpresas certo? Explique-nos exatamente em que consiste?
Este novo smartwatch da Maxcom traz consigo uma oferta muito especial: um frasco de vidro com uma rollerball de cristal, que facilita a aplicação do cosmético preferido, oferecendo uma massagem facial relaxante e estimulante. No interior estão cristais naturais – obsidiana negra que enriquecem o cosmético com as propriedades valiosas.
A obsidiana é uma rocha vulcânica que se forma a partir do arrefecimento do magma. Caracteriza-se por um brilho vítreo, sendo a obsidiana negra a variedade mais popular. A obsidiana negra é conhecida pelas suas propriedades mágicas. Considerada como um espelho da alma, apoia o crescimento espiritual e protege contra emoções, pensamentos e vibrações negativas.

Como surgiu a ideia de juntar a um equipamento eletrónico algo tão diferente e único?
Erradamente, muitas marcas deixam o público feminino um pouco de fora das tecnologias, mas é um erro. O público feminino gosta e valoriza as tecnologias e é muito exigente. Este é um presente nosso para todas as mulheres que gostam de si, que são confiantes e determinadas. Que arriscam e não têm medo de ser diferentes. Foi uma combinação vencedora em toda a europa e está a ser muito bem recebida em Portugal. Este não é o único modelo que temos com um presente. A marca junta sempre um “mimo” à sua oferta feminina, como um Gua-Sha ou pulseiras douradas ou prateadas para usar junto com o relógio.

Onde se pode adquirir o Crystal?
Nas lojas tradicionais de telecomunicações e nos canais web.

Que outros produtos têm agendados para comercializar em Portugal?
Até ao final do ano lançaremos ainda mais modelos para o público feminino, um deles nesta categoria de relógios “Bijoux” que acreditamos que vai ser um sucesso.

E, de entre o vosso portefólio, quais os produtos que na vossa opinião mais vão captar a atenção dos portugueses?
Com certeza o FW51, o novo “Bijoux” que aí vem. Temos orgulho em apresentar algo diferente no mercado para este target tão especial.

Neste momento qual a vossa espectativa relativamente ao sucesso do Crystal junto da mulher portuguesa?
Esperamos que as mulheres portuguesas apreciem os valores de beleza, design e utilidade do FW51, o que será a nossa grande conquista. Certamente o valor acrescentado do modelo Crystal é que ele desempenha duas funções – como smartwatch e como pulseira de joalharia. Além disso, o roll-on incluído e a sua utilização versátil distinguem-nos da concorrência.

You May Also Like

Viagens a Nova Iorque: veja como poupar nos preços

Casino Estoril propõe noite de São Valentim com jantar e espectáculo de Nuno Guerreiro & Mau Feitio

Há uma sala secreta onde pode celebrar o São Valentim com cinema e um brunch

Artemove apresenta espectáculo “Aurora” no Salão Preto e Prata do Casino Estoril

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt