Brands that matter: Aldi lança a sua primeira música de Natal e impacta jovens talentos

Uma Música de Natal Diferente” é o nome do novo jingle de Natal da ALDI, que contou com a participação dos jovens talentos da Skoola – Academia de Música Urbana. O motivo que levou a esta parceria foi revelado em entrevista à LOOK mag por Ricardo Santos, managing director Marketing & Communication da ALDI Portugal.

Aldi lança o seu jingle natalício com a participação da Skoola. Que projeto é esse?
É um projeto de apoio à educação artística nacional e de co-criação com jovens talentos, que vai permitir dar continuidade à missão da Skoola e garantir que todos os jovens, incluindo aqueles que se encontram em situação de risco, podem continuar a seguir os seus sonhos na música. No âmbito desta parceria, vamos contribuir com 50.000€ para apoiar esta Academia de Música Urbana e o trabalho incrível que tem feito desde a sua fundação.

Qual é o seu propósito?
Ao juntarmo-nos à Skoola, quisemos, sobretudo, fazer a diferença na vida destes jovens e levar o seu talento mais longe, contribuindo também para a igualdade no acesso à educação musical. Desafiámo-los a criar uma música de Natal e, com a ajuda do produtor Fred Ferreira, criámos algo verdadeiramente diferenciador e com propósito. Este é muito mais do que um jingle natalício, é uma música que apela à união, à solidariedade e à igualdade, e que se foca naquilo que é importante: as pessoas. Estamos mesmo muito orgulhosos do resultado final e da boa adesão que tem tido por parte do público.

Como surgiu a ideia de realizar esta parceria?
Foi a Uzina, a nossa agência criativa, quem deu o primeiro passo ao apresentar-nos a Skoola. A partir daí, não conseguimos ficar indiferentes à missão desta Academia e à situação crítica que atualmente enfrenta. Cientes da aproximação na época festiva e com muita vontade em fazer algo que marcasse este Natal, surgiu a ideia de criarmos uma parceria e de desafiarmos estes jovens a contribuírem com o seu talento e identidade artística. Fizemos a nós próprios a pergunta “Pode uma música de Natal fazer a diferença?” e a resposta surgiu rapidamente. O resultado está à vista.

O que é que a ALDI e a Skoola têm em comum?
Sem dúvida a vontade e ambição de fazer a diferença. Como costumo dizer, houve uma ligação imediata à Skoola, pelo facto de partilharmos esta vontade em querer “fazer diferente” todos os dias. Em desafiar aquilo que é convencional e acrescentar valor à nossa volta.

Qual o objetivo da Aldi ao estabelecer esta ligação com a Skoola?
Através do nosso contributo, queremos que a Skoola possa dar continuidade ao trabalho que tem feito, originando novas oportunidades para estes jovens e permitindo-lhes continuar a crescer através da música. Atualmente, 80% dos “Skoolers” são bolseiros e, para que a Academia possa continuar a levar a cabo a sua missão, torna-se imperativo ajudar.

Esta vertente de responsabilidade social é importante para a empresa?
É algo que está em linha com o nosso compromisso em sermos “Simples”, “Responsáveis” e “Fiáveis”. De irmos além do nosso negócio e contribuirmos para a solução dos problemas da sociedade, fazendo a diferença. Mais do que retalhistas, somos também cidadãos, vizinhos e parceiros, e, acima de tudo, queremos estar próximos dos portugueses.

Fazer a diferença e apoiar as comunidades onde está inserida é essencial e está no ADN da Aldi?
Sim, desde sempre. Procuramos sempre envolver-nos e contribuir positivamente para as comunidades onde estamos inseridos. Seja através da doação dos nossos excedentes alimentares a instituições locais – todas as lojas ALDI em Portugal doam diariamente os seus excedentes –, mas também dos vários projetos e parcerias que temos realizado.
Ainda recentemente lançámos a segunda edição dos nossos sacos de compras colecionáveis ilustrados por artistas nacionais, um projeto que iniciámos em 2021 com a primeira edição e que veio dar “palco” ao talento de vários artistas nacionais.

É esta a primeira música de Natal da marca?
É a nossa primeira música de Natal, em Portugal. Apesar de já termos várias campanhas natalícias, nunca tínhamos explorado a ideia de criar um jingle, algo que ficasse na memória dos portugueses e que, mais tarde, os fizesse relembrar qual o verdadeiro sentido do Natal. Ao estrearmo-nos com “Uma música de Natal diferente”, diria que decidimos arriscar com propósito.

É uma co-criação com o músico Fred Ferreira. De alguma forma com este nome envolvido esperam uma ligação maior por parte do público mais jovem?
O talento do Fred Ferreira foi, sem dúvida, muito importante para a criação desta música. O Fred conseguiu rapidamente criar uma ligação entre todos, que é visível no vídeo, e, através do talento de cada um, encontrar uma melodia cheia de impacto. Para estes jovens “Skoolers”, ter a oportunidade de trabalhar a seu lado é algo que certamente nunca esquecerão, e, sendo o Fred uma referência e inspiração para o público mais jovem, acreditamos que este jingle possa inspirar e marcar pela diferença.

Referem que “Uma Música de Natal Diferente” é mais do que uma música natalícia. Como pode a Aldi passar essa mensagem aos consumidores e seus clientes?
Esta música relembra aos nossos clientes aquilo que verdadeiramente importa no Natal, sem grandes adereços. Fugimos àquilo que é convencional, aos tradicionais enfeites de Natal e concentramo-nos em trazer uma visão mais humana e real desta época. É, por isso, uma música diferente e com propósito.

Nos tempos que correm até que ponto é importante para as marcas trazer uma visão mais humana e real do Natal?
É muito importante, especialmente porque, ao trazerem esta visão, dão voz aos desafios que existem atualmente na nossa sociedade e concentram-se naquilo que realmente importa. Mas, mais do que isso, num contexto desafiante e incerto como o que atravessamos, as marcas têm o dever de atuar com propósito, ser mais humanas e de procurar contribuir positivamente para o meio onde se inserem, seja numa altura como o Natal, onde está tudo muito focado no consumo, ou em qualquer outra do ano. É isso que procuramos fazer na ALDI e foi isso que materializámos com esta parceria.

O que é no fundo o Natal para a Aldi?
Tal como referi acima, o Natal são as pessoas, somos todos nós e aquilo que proporcionamos e fazemos sentir uns aos outros. Nesta altura, temos tendência a dar maior importância aos presentes, desviando a nossa atenção daquilo que é essencial. Na ALDI, focamo-nos, desde sempre, naquilo que é essencial, simples e que, de certa, forma, é diferenciador – não fosse a nossa assinatura ser “Faz a Diferença”. Isso é transversal aos nossos valores, à nossa forma de atuação e à relação de proximidade que temos com os portugueses. E esta “música de Natal diferente” é mais uma forma de fazermos a diferença, contribuindo, de forma decisiva, para enriquecer os sonhos destes “Skoolers”.

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