As muitas vidas de Calouste Gulbenkian agora em livro

Se há personalidade que sempre nos intrigou foi Calouste Sarkis Gulbenkian. Com o livro que agora chega aos escaparates temos a ocasião perfeita para desvendar tudo sobre esta personagem que tanto marcou e marca ainda a vida cultural, e não só, da capital portuguesa.

Falecido em Lisboa no ano de 1955, era na altura, com 86 anos, o homem mais rico do mundo.

Conhecido por cá sobretudo pela fundação que carrega o seu nome, Calouste Gulbenkian obteve o cognome de Senhor Cinco por Cento devido ao seu envolvimento na primeira companhia petrolífera a extrair petróleo no Iraque.

Algo que nos fascinou foi descobrir que a vida privada do magnata era ela própria tão estranha quanto a sua inusitada maneira de negociar.

Passamos a explicar: sempre acompanhado de belas mulheres, negociou com Estaline, sendo que nesta e noutras situações usou a sua mulher, Nevarte, para aprofundar relacionamentos e alianças.
Estranho? Talvez, mas era Calouste Gulbenkian, o homem simultaneamente apaixonado por arte e com um enorme gosto pela filantropia.

Daí surge a sua fundação que, localizada em Lisboa, alberga a maior e mais importante colecção privada de arte do país.

Livro absolutamente fantástico no qual onde o autor revela factos únicos, pondo a descoberto a vida e os negócios daquele que foi, sem dúvida, um dos homens mais influentes da sua época.

Imperdível! Garantimos que vai ficar tão fascinado quanto nós.

Nota sobre o autor
Jonathan Conlin nasceu em Nova Iorque e mudou-se para Inglaterra para estudar História em Oxford. Mais tarde, em Cambridge, interessou-se pela história das relações anglo-francesas e, desde 2006, dá aulas de História Moderna Britânica na Universidade de Southampton.

Após escrever a história da National Gallery, em Londres, ficou fascinado pelo coleccionismo, por museus e pelas políticas de património público. Nos últimos anos, Jonathan dedicou-se à investigação da vida e dos negócios do magnata do petróleo e colecionador de arte conhecido como «Senhor Cinco por Cento», Calouste Sarkis Gulbenkian.

O Homem mais rico do mundo- As muitas vidas de Calouste Gulbenkian
Jonathan Conlin
Objectiva

You May Also Like

Jameson Distillery on Tour está em Lisboa. Venha conhecê-la

Moonspell e os gregos Rotting Christ com concerto em Lisboa

Mão Morta apresentam novo disco “No Fim Era o Frio” em Lisboa

Billie Eilish na Altice Arena em Setembro

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt