As muitas vidas de Calouste Gulbenkian agora em livro

Se há personalidade que sempre nos intrigou foi Calouste Sarkis Gulbenkian. Com o livro que agora chega aos escaparates temos a ocasião perfeita para desvendar tudo sobre esta personagem que tanto marcou e marca ainda a vida cultural, e não só, da capital portuguesa.

Falecido em Lisboa no ano de 1955, era na altura, com 86 anos, o homem mais rico do mundo.

Conhecido por cá sobretudo pela fundação que carrega o seu nome, Calouste Gulbenkian obteve o cognome de Senhor Cinco por Cento devido ao seu envolvimento na primeira companhia petrolífera a extrair petróleo no Iraque.

Algo que nos fascinou foi descobrir que a vida privada do magnata era ela própria tão estranha quanto a sua inusitada maneira de negociar.

Passamos a explicar: sempre acompanhado de belas mulheres, negociou com Estaline, sendo que nesta e noutras situações usou a sua mulher, Nevarte, para aprofundar relacionamentos e alianças.
Estranho? Talvez, mas era Calouste Gulbenkian, o homem simultaneamente apaixonado por arte e com um enorme gosto pela filantropia.

Daí surge a sua fundação que, localizada em Lisboa, alberga a maior e mais importante colecção privada de arte do país.

Livro absolutamente fantástico no qual onde o autor revela factos únicos, pondo a descoberto a vida e os negócios daquele que foi, sem dúvida, um dos homens mais influentes da sua época.

Imperdível! Garantimos que vai ficar tão fascinado quanto nós.

Nota sobre o autor
Jonathan Conlin nasceu em Nova Iorque e mudou-se para Inglaterra para estudar História em Oxford. Mais tarde, em Cambridge, interessou-se pela história das relações anglo-francesas e, desde 2006, dá aulas de História Moderna Britânica na Universidade de Southampton.

Após escrever a história da National Gallery, em Londres, ficou fascinado pelo coleccionismo, por museus e pelas políticas de património público. Nos últimos anos, Jonathan dedicou-se à investigação da vida e dos negócios do magnata do petróleo e colecionador de arte conhecido como «Senhor Cinco por Cento», Calouste Sarkis Gulbenkian.

O Homem mais rico do mundo- As muitas vidas de Calouste Gulbenkian
Jonathan Conlin
Objectiva

You May Also Like

Estoril Sol lança 22.ª edição do Prémio Literário Fernando Namora

Ara Malikian em “Royal Garage World Tour” no Casino Estoril

Ivana Müller regressa a Portugal

Super Bock atua no Montreux Jazz Festival

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt