“Anos de chumbo e outros contos” de Chico Buarque

“Anos de chumbo e outros contos” de Chico Buarque

Uma jovem que vai à praia com o tio e acaba por ir longe demais. Um grande artista alvo de sabotagem. Dois irmãos em conflito. Uma mulher que perdeu tudo. Um homem que passeia por Copacabana com Pablo Neruda e outros notáveis.

Um fã fervoroso da escritora Clarice Lispector. Um casal numa primeira viagem que tem tudo para dar errado. Um lar incendiado pela traição.

Imersos na atmosfera muito particular da ficção de Chico Buarque – marcada pelo sagaz poder de observação e pelo contraste entre o lírico e o cómico –, os contos que compõem este volume ilustram a sordidez e o patético da condição humana. São oito narrativas em que o sexo, a perversidade, o desalento e o delírio compõem um surpreendente labirinto de vidas cruzadas. O impressionante domínio da linguagem do autor é posto ao serviço da concisão da forma e da denúncia da barbárie do presente: a estreia de Chico Buarque no conto é arrebatadora.

Sobre o autor

Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque, nasceu no Rio de Janeiro em 1944. Compositor, cantor e ficcionista, é um dos mais célebres e admirados artistas de língua portuguesa. Publicou várias peças de teatro, entre as quais a Ópera do Malandro, e uma novela antes de se estrear no romance, em 1991, com Estorvo, pelo qual recebeu o prémio Jabuti. Seguiram-se Benjamim (1995), Budapeste (2003) e Leite Derramado (2009), estes últimos distinguidos com o prémio Jabuti para melhor romance do ano. No mais recente romance publicado, O Irmão Alemão (2014), Chico Buarque relata a busca por um irmão desconhecido.

“Anos de chumbo e outros contos”
Chico Buarque
Companhia das Letras

You May Also Like

Seiva Trupe apresenta “Éramos Todas Azucenas”

Intimissimi surpreende com algodão Ultrafresh

Inspiração psicadélica em looks formais da Mango

Tangle Teezer apresenta a escova The Ultimate Styler

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt