∆ não é só mais um shortcut

Andava num marasmo, sem saber que música escolher e o iPod ficava-se por um shuffle surdo e insatisfatório. Até que os ouvi na rádio. Saquei do Shazam e arranjei a banda sonora para as próximas semanas.

São mais um produto da era musical dos shortcuts (parentes dos Cut Copy, pelo menos de nome). Os Alt-J (∆) vêm do Reino Unido, mas andam mais perto da indie americana do que da pop britânica e não têm medo de se chegar à folk com barulho de pratos e sintetizadores.

O primeiro álbum tem nome destemido – An Awesome Wave – e já pôs este lado do mundo a dançar. Prova disso é a recente nomeação para o prestigiado Mercury Prize, que destaca os melhores álbuns britânicos e irlandeses do ano. Ao lado de Django Django, Michael Kiwanuka e The XX, e a tentarem suceder a PJ Harvey e Arctic Monkeys, os Alt-J são candidatos de peso ao Mercury Prize.

Para surpresa de muitos, os Alt-J também já passaram por Portugal. Aconteceu no Milhões de Festa, há poucos meses, e foi considerada uma das melhores apresentações deste festival de Barcelos, o que só vem reafirmar que a música portuguesa está em fase de desenvolvimento criativo – das inúmeras bandas que surgem por todo o país com traços bem próprios e originais às escolhas dos festivais para os seus cartazes. Não esquecer a existência de tantos e tão bons festivais.

Dos Alt-j fazem parte Joe Newman (é dele a voz ímpar que se ouve nas músicas da banda), Gwil Sainsbury (homem de cordas: guitarrista e baixista), Thom Green (bateria) e Gus Unger-Hamilton (teclas).

Vale a pena conhecer estes rapazes.

O http://the-urban-blues.blogspot.pt/ sugere:

Para ouvir em loop: “I Will Wait”, Mumford and Sons
Para banda sonora no trabalho: “Angels”, The XX
Para refletir se é uma boa combinação: “Who”, St. Vincent e David Byrne
Para bater o pé a caminho da praia: “Banho-Maria”, Martim

You May Also Like

À conversa com o designer Luís Pinto da Logotomy Designs

À conversa com Tiago Castro

À conversa com Peter De Cuyper dos Barry White Gone Wrong

A música está de volta à Quinta da Comenda

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt