O Maestro e a Infanta, de Alberto Riva

Quando Domenico Scarlatti e Maria Bárbara de Bragança se encontraram pela primeira vez, em 1720, ele era um jovem e ela uma criança. Nunca mais se separaram. Em O Maestro e a Infanta, Alberto Riva evoca não só um período de guerras, intrigas entre casas reais e conspirações, mas também a terna ligação entre estes dois amantes de música, estas duas almas em busca do seu destino. Desta amizade de 38 anos nasceram 555 belas sonatas – «um monumento à história da música», nas palavras do autor –, que mais não eram do que os exercícios do professor para a sua pupila, a expressão em notas musicais da magia desse encontro.

Graças ao nascimento de Maria Bárbara de Bragança levantaram-se as paredes do Convento de Mafra. Mas a história da filha de D. João V vai muito além da conhecida promessa régia. Infanta de Portugal, casou por procuração com o herdeiro do trono espanhol e veio a ser Princesa de Astúrias e Rainha de Espanha. Nascida na luxuosa corte portuguesa, rodeada das riquezas que o ouro do Brasil ainda podia pagar, Maria Bárbara recebe uma educação privilegiada. Além de aprender vários idiomas, é discípula de um jovem compositor italiano que chegara a Lisboa em 1720. A Domenico Scarlatti, homem gentil embora pouco seguro do seu talento, cabe assegurar a educação musical da infanta, de cujos dotes artísticos o rei duvida. As suas sonatas, tocadas mais tarde pelos maiores pianistas, começaram por ser exercícios destinados à filha do rei português. E quando esta parte para Madrid para se juntar ao marido, o compositor acompanha-a, mantendo-se junto dela até ao fim dos seus dias. Mais do que a relação entre mestre e aprendiz, une-os já uma amizade a que só a morte de um deles põe fim.

Sobre o autor
Alberto Riva é um escritor e jornalista italiano, autor, entre outros, de Sete e Tristezza per favore vai via. Com Enrico Rava (um dos mais importantes músicos de jazz em Itália) escreveu Note Necessarie e com Stefano Bollani (pianista de jazz) Parliamo di musica e Il monello, il guru, l’alchimista e altre storie di musicisti. Colabora com a Internazionale e escreve para a revista semanal do jornal italiano La Repubblica (Il Venerdí), sobre Cultura. Vive em Milão.

O Maestro e a Infanta
Alberto Riva
Porto Editora

You May Also Like

Casino Lisboa estreia “La La… Boom!” com entrada livre no Arena Lounge

Estoril Sol lança 27ª edição do Prémio Fernando Namora para eleger o melhor romance publicado em 2023

Novidade: Vinagre de Brilho Yves Rocher

Livros do Brasil publica A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson através da Suécia, de Selma Lagerlöf

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt