World Press Photo 2012

Foi inaugurada hoje a edição 2012 da World Press Photo, o mais importante evento do universo do fotojornalismo.

Do mundo inteiro são milhares as fotos que chegam à sede da World Press Photo, onde, após um cuidado trabalho de análise e seleção são escolhidas as melhores. Estas são categorizadas e avaliadas. As melhores integram a edição da exposição e no âmbito da mesma percorrem o mundo.

A edição deste ano reúne mais de 160 fotografias premiadas no âmbito de um concurso ao qual 5247 fotógrafos de 124 países candidataram mais de 101 mil imagens.

De 27 de abril até 20 de maio é a vez de Lisboa ter a oportunidade de ver o trabalho destes fotógrafos profissionais, alguns deles entretanto desaparecidos num dos vários cenários de guerra onde fotografavam.

Na mostra são pedaços do nosso mundo que ali podemos observar, uns cómicos, outros belos, outros horríveis e impressionantes, muitos nos obrigam a questionar o valor da vida e a essência do ser humano. Mas cada uma destas fotos transporta algo de único, seja o sofrimento ou a alegria retratada, ou o esforço e perseverança do fotógrafo para a conseguir.

O grande vencedor desta 55.ª edição foi o fotógrafo espanhol Samuel Aranda, com um retrato de uma mulher, coberta por véu integral, que abraça o seu filho Zayed, de 18 anos, vítima dos efeitos de gases lacrimogéneos depois de participar numa manifestação de rua, no Iémen, a 15 de outubro de 2011. Nesse dia, os protestos contra o regime autoritário de 33 anos do presidente Ali Abdullah Saleh conheceram uma escalada sem precedentes. Pelo menos, 12 pessoas morreram e cerca de 30 ficaram feridas em confrontos com as forças policiais. O retrato captado por Samuel Aranda para o “The New York Times” tornou-se um retrato simbólico da Primavera Árabe.

Exposição de Fotografia
World Press Photo 2012
De 27 abril até 20 maio
Museu da Eletricidade
Sala de Exposições
Lisboa
Entrada LIVRE
Pode também visualizar o artigo (sem necessidade de Adobe Flash Player) em: http://look-mag.com/2012/04/26/world-press-photo-2012/

You May Also Like

À conversa com Asomvel

Bloodhunter anunciam concerto para Lisboa

Prémios Adamastor: novidades para descobrir e ir acompanhando aqui

Prémios Adamastor: Caminhos Metálico premeia os melhores álbuns nacionais de 2024

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt