Von Spar edita Under Pressure

“It’s the terror of knowing what this world is about”, David Bowie cantou em 1981, em palco com Queen. Ele realizou a notável proeza de agarrar numa música com esta letra e fazer um hit. Under Pressure de Von Spar também sabe do que se trata este mundo, com a sua postura intimidatória, aguda concorrência social e luta pela sobrevivência à medida que entramos numa era de capitalismo vigilante. A inerente urgência da música está em evidência desde a primeira batida, mas ainda assim parece flutuar livremente, criando espaço para reflexão e auto-interrogação.

O que os outros chamam de “banda”, Von Spar vê como um sistema modular. A comunidade criativa de Sebastian Blume, Jan Philipp Janzen, Christopher Marquez e Phillip Tielsch está num estado de fluxo constante. Von Spar é um interface, dando acesso à redescoberta e à nova experiência do familiar, para todos os efeitos.

Under Pressure é o quinto álbum, sem contar com a homenagem aos Can (gravado ao vivo com Stephen Malkmus). Passaram-se 15 anos desde o disco de estreia Die uneingeschränkte Freiheit der privaten Initiative e cinco anos desde o álbum Streetlife. Numa avaliação mais cuidada, há uma qualidade um tanto camaleónica na discografia de Von Spar. Os seus registos são o resultado duma metamorfose contínua, abrindo frechas ao post punk, krautrock e pop art dos anos 80. As constantes: refinamento rítmico e saltos quânticos harmónicos, arpejos de sintetizadores giratórios, guitarras para trás sem nenhum sinal de retrogradação.

Menos respostas, mais perguntas – este é o maior leitmotif da música. Fica a cargo do baixista low-fi R. Stevie Moore (com mais de 400 álbuns) colocar a questão no “Falsetto Giuseppe” “Should I Worry?” Claro!

You May Also Like

The Catenary Wires editam Til The Morning dia 14 de Junho pela Tapete Records

Stereo Total editam Ah! Quel Cinéma dia 12 de Julho pela Tapete Records

São um dos locais mais apreciados pelos melómanos. Se for este o seu caso, não deixe de conferir aqui 25 lojas de discos que tem mesmo de visitar.

Todos temos uma banda preferida. Ou somos mais apreciadores de um músico. Mas qual seria a nossa banda de sonho? Paul McCartney revela a dele.

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt