Visite Lisboa e os arredores saloios desta cidade com a Auto Europe

Comecemos por Lisboa propriamente dita. Já conhece Lisboa? Todos sabemos que a capital de Portugal é uma cidade multimilenar, ocupada nas várias eras da História da Humanidade por povos diversos, com as suas culturas também diversas, o que faz dela uma das mais ricas do mundo em termos culturais. Isto dito, assim mesmo, sem qualquer falsa modéstia. Com o Rio Tejo como pano de fundo e o fado a envolver toda a cidade, é um dos locais mais emblemáticos e a cidade mais visitada
do nosso país.

Mas o que sabe você sobre esta cidade, que já tinha gente a pisar o seu solo 4 mil anos antes de Cristo?

Sabia que sempre esteve virada para o mar e que já aportavam a ela navios fenícios 1000 anos antes de Cristo, Cartagineses ainda antes dos Romanos, que numa esquadra de navios do norte da Europa se encontravam milhares de combatentes cristãos que ajudaram Afonso Henriques a conquistar a cidade aos Mouros numa viagem de Cruzada, que foi mais tarde de Lisboa que partiram a maioria dos navios que deram a conhecer novos mundos à Europa nessa grande epopeia que foi a Expansão Portuguesa?

Sabia que parte da cidade está assente em estacas de madeira e que, na realidade, você não está a pisar solo firme mas apenas uns poucos metros de terra acima das águas do rio Tejo? E que nem vale a pena mencionar todos os edifícios, locais e coisas que pertencem hoje ao Património Cultural e Imaterial da UNESCO pois eles são tantos que mal caberiam neste artigo?

Curioso, não?

As vistas panorâmicas, de tirar o fôlego e de que pode desfrutar a partir de diversos pontos da cidade, deixam qualquer visitante sem palavras. Aproveite para fazer aqui a escapadinha perfeita para conhecer a cidade do fado, das marchas populares e do Santo António. Não deixe de visitar Belém num dos emblemáticos elétricos da cidade. E aproveite para ver a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerónimos numa caminhada à beira Tejo, enquanto saboreia um ou mais pastéis de Belém. Deixe-se ainda deslumbrar
pela arte de azulejaria e pela bela calçada portuguesa, ambas espalhadas por toda a cidade.

E os arredores saloios de Lisboa, conhece?

Sabia que tem todo um mundo de coisas interessantes à sua disposição para fazer nos arredores saloios de Lisboa (e para além), tudo isto através de uma simples viagem de carro que não lhe demora mais do que 30m, com a sua cara-metade, com a família ou com amigos? Venha daí connosco!

Quem somos? Somos a Auto Europe, estamos presentes no mercado global de aluguer de carros há mais de 65 anos, em nada menos do que 180 países, e somos líderes neste setor uma vez que temos parcerias de décadas com as maiores empresas de rent a car do mundo, sem esquecer também as rent a car locais de cada país. Aceite, pois, vir com a Auto Europe neste pequeno roteiro que preparámos para si.

Quão bem acha que já conhece, por exemplo, Mafra? Sabia que aqui se faz uma das maiores variedades de pão que existe? E que o Pão de Mafra está entre os mais nutritivos e de melhor qualidade que existe no mundo, tendo até honras de festival no verão? Que as praias do seu concelho fazem parte do circuito mundial de Surf? Que numa delas se faz todos os anos o Festival Summer Fest, que junta dezenas de milhar de jovens? Sabia que, no
séc. XVIII, quando o Convento de Mafra começou a ser construído, este edifício era, a par do Palácio de Versalhes, uma das maiores construções do género na Europa e no mundo? Que é hoje Património Cultural da UNESCO e que a Biblioteca do Palácio de Mafra, que tem um riquíssimo acervo de livros raros, antigos e valiosos, dispõe de um zeloso “esquadrão” demorcegos que os defendem diariamente das traças? Curioso, não acha?

E Sintra…
Habitada desde tempos imemoriais, como o comprovam tantas e tantas construções espalhados pelas zonas rurais do concelho, é uma terra muito antiga. Conhece o seu Monte da Lua? Já passeou por lá?

Sabia que a serra de Sintra era pouco mais que uma grande colina de arbustos rasteiros até ao séc. XVIII e que agora é uma das serras com vegetação mais frondosa de Portugal? Sabe que foi D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha, um membro de uma família real da Europa Central que casou com a rainha D. Maria II, o responsável por transformar Sintra na idílica serra romântica que hoje conhecemos? E que toda ela, incluindo os seus palácios e não só, faz hoje parte do Património Cultural da UNESCO? Sabia que Sintra é cenário de filmes de cinema e séries televisivas? E que tem doçaria de referência no distrito de Lisboa? E que tem praias, a caminho de outras mais além, também elas referências mundiais do surf e bodyboard? A não perder!

Já foi a Cascais? Bom, toda a gente conhece Cascais mas, sabia que ainda no séc. XIX Cascais era pouco mais que uma simples vila piscatória? E que durante o séc. XX se tornou refúgio de várias famílias reais e de gente famosa da Europa, fugidos de diversos conflitos, incluindo da Segunda Grande Guerra? Oeiras está colada a Cascais, a meio caminho entre esta e Lisboa, e é conhecida pelas suas praias e as suas zonas históricas, desde logo pelo belo Palácio e jardins de estilo barroco dos Condes de Oeiras, de que Sebastião José de Carvalho e Melo, o famoso Marquês de Pombal, foi o seu mais ilustre habitante.

Conhece Odivelas? Aquela cidade que encontra logo a seguir à Calçada do Carriche, que na Idade Média tinha um afluente navegável do rio Tejo e onde encontra um mosteiro dedicado a São Dinis, que foi fundado pelo rei D. Dinis no séc. XIV. Sabia que a vila de Caneças, que também pertence a Odivelas, constitui uma das principais fontes de águas potáveis que alimentam o famoso Aqueduto das Águas Livres e a Mãe d’Água em Lisboa? O
concelho da Amadora faz fronteira com Odivelas, Sintra e Oeiras mas, infelizmente, o seu crescimento desordenado não lhe permitiu manter a maior parte dos seus elementos históricos, sendo hoje considerada um mero subúrbio de Lisboa.

E Loures, conhece? Pouca importância turística costuma dar-se a Loures mas nela encontra alguns indícios da sua antiguidade. Loures era talvez a principal horta às portas de Lisboa até aos anos 50 do séc. XX. Não por acaso, ainda hoje é aqui que se encontra a sede do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, fornecendo-lhe todos os dias produtos hortícolas e frutícolas frescos (entre outros produtos). Aqui encontra grandes quintas de produção agrícola e também quintas de produção dos famosos vinhos da Região de Lisboa (outrora conhecidos por região da Estremadura) que valem a pena a sua visita, juntamente com Arruda dos Vinhos.

Conhece Torres Vedras? Sabia que nas suas colinas, junto à localidade do Vimeiro, se travou uma das batalhas mais sangrentas das guerras napoleónicas e que, ainda hoje, encontra neste concelho e noutros limítrofes as fortificações construídas para combater o exército francês, chamadas de Linhas de Torres? E já que falamos no Vimeiro, sabe que as suas águas termais são de alta qualidade para o sistema digestivo? Também neste concelho encontra praias de referência, como as de Santa Cruz e de Santa Rita e, nas suas encostas, saiba que pode dar de caras com os ossos fossilizados de um dinossauro. Sobral de Monte Agraço fica mesmo ao lado e recebe influências tanto de Torres Vedras quanto de Mafra.

Vila Franca de Xira é também uma zona considerada saloia. No entanto, esta já denota outras influências, neste caso ribatejanas, em que as tradições da Festa Brava são mais evidentes. Não é raro encontrar aqui diversas alusões ao touro bravo e às touradas, aos campinos e aos cavalos.

Para o/a ajudar a encontrar o automóvel certo para as suas férias, ou escapadinha, quer em Lisboa, quer na zona saloia, conte com as sólidas parcerias que a Auto Europe tem com empresas de aluguer de automóveis de referência. Encontrará à sua disposição uma vasta gama de veículos, incluindo de autocaravanas, aos melhores preços do mercado e com acesso a promoções e ofertas. Consulte o nosso poderoso motor de reservas e aproveite.

You May Also Like

Brands That Matter: 2022 o regresso da música a Paredes de Coura com a Vodafone

Testado & Aprovado: os gelados italianos da Gelateria La Romana

O exercício físico na ajuda ao combate à celulite

Arte, música e hotelaria. Esta é a Vila Origens

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt