O disco resulta da colaboração do duo Setubalense com o Festival Filmfest, para o qual foram convidados, em 2022, a criar a banda sonora musicada ao vivo para o filme “The Railroader”, de Buster Keaton.
A vontade de criar um disco da experiência perdurou resultando numa viagem instrumental de 16 temas, estações que se vão seguindo e contando as várias peripécias vivenciadas numa grande viagem onírica.
A relação de João M. Mota e Pedro Franco com a área do cinema e do teatro já não é novidade, tendo como Um Corpo Estranho criado e editado já vários trabalhos como “A Velha Ampulheta” e “Homem Delirio” do criador Ricardo Mondim, “O Homem Almofada” (baseado no universo de Paula Rego) de Sylvan Peker ou, mais recentemente, ”Quis saber quem sou”, a última curta-metragem do realizador Antonio Aleixo com o tema “O Puto e o Velho”.
O single de estreia de “O Ferroviário” tem o mesmo nome e conta com vídeo produzido pela GARAGEM e realizado por Pedro Estevão Semedo, com direção de fotografia de Mário Guilherme.
A produção do disco esteve a cargo de Sérgio Mendes e da própria dupla, voltando a contar com o carimbo da editora Malafamado Records.