Traços d’Outrora a magia da tradição

Nada nos dá mais prazer do que percorrer Portugal em busca do melhor que ele tem para nos dar. E tem sido tanto. Mas a verdade é que neste cantinho à beira mar plantado há sempre mais qualquer coisa para descobrir, seja um lugar, um sítio, um espaço, um hotel ou mesmo uma aldeia.

tracos_d_outrora-lookmag_pt-1-2

Foi uma destas pequenas maravilhas que fomos descobrir em Trebilhadouro, no concelho de Vale de Cambra, perdida nas encostas da Serra da Freita.

tracos_d_outrora-lookmag_pt-3-4

O seu nome não podia ser mais apropriado, pois Traços d’Outrora consegue trazer até ao presente a magia da tradição. Turismo rural de elevada qualidade, tem nos proprietários, Isabel Fonseca e Horácio Pereira, os verdadeiros defensores do melhor que a região tem para oferecer aos visitantes. Responsáveis pela requalificação deste espaço, que esteve desabitado desde há 15 anos, ambos sentem por ele um enorme amor, o qual se percebe quando com eles conversamos. Com os incêndios que durante o verão assolaram a região, viram os seu projecto ameaçado, mas, sem nunca baixar os braços, encararam o sucedido com tremenda coragem e seguem em frente, pois Traços d’Outrora isso mesmo merecem.

tracos_d_outrora-lookmag_pt-5

Chegar à aldeia do Trebilhadouro é realizar uma viagem ao passado. Ali ainda podemos viver o espírito mais característico das aldeias beirãs que perdidas no meio da serra mantêm a pureza dos primeiros tempos. Localizada a cerca de 625 metros de altitude, a partir dela os olhos conseguem alcançar o mar e a ria de Aveiro, bem como Vale de Cambra e a Serra da Freita.
As casas de pedra destacam-se por entre a paisagem, apresentando-se como refúgios de paz e tranquilidade. Foi assim que se nos apresentou a Casa Rosalina, nossa morada durante a estada em Traços d’Outrora.

tracos_d_outrora-lookmag_pt-6-7

Comodamente instalada num dos pontos mais elevados da aldeia, apresenta todas as características típicas de uma casa da região, desde logo a pedra e as paredes grossas. Das janelas rasgadas sobre a serra, a paisagem apresenta-se perante os nosso olhos como única e verdadeiramente inesquecível. É verdade, tivemos a sorte de o céu estar limpo e sim, vimos a ria de Aveiro lá ao longe a pintar de azul o horizonte.

tracos_d_outrora-lookmag_pt-8-9-10

Caracterizada como um T4, a casa acolhe a cozinha no piso térreo. Foi com surpresa que ao nela entrar percebemos que estava decorada com um penedo! Sim, isso mesmo, uma dessas pedras enormes e redondas que se encontram um pouco por toda a serra. Pois, ali está ele instalado por detrás da bancada a dar o ar de sua graça, lembrando que era assim mesmo que os antigos viviam, invulgarmente tendo por companhias estes impressionantes penedos.

tracos_d_outrora-lookmag_pt-11_14

Neste mesmo piso encontram-se a sala de estar e de jantar, três acolhedores quartos e duas casas de banho.

tracos_d_outrora-lookmag_pt-15-16-17

Subindo as escadas foi com espanto redobrado que percebemos ter chegado a um espaço verdadeiramente cativante, pois perante nós uma ampla sala detentora de uma enorme janela rasgada sobre a mais bela das paisagens. No interior, a lareira fez-nos desejar que fosse inverno e a guitarra que ali fomos encontrar serviu de pretexto a uma noite musical.

tracos_d_outrora-lookmag_pt-18-19

É neste piso superior que se encontra mais um dos quartos da casa, cujo ambiente tranquilo nos ofereceu a mais grata noite de sono. No exterior, uma piscina apela a instantes de relaxamento, com vista para a serra.

tracos_d_outrora-lookmag_pt-20-21-22

Como as casas que salpicam de pedra a serra, Traços d’Outrora deixa na nossa memória bons momentos de partilha. A paz que ali se sente ajuda a repor as energias que o dia-a-dia se encarrega de desgastar. É com um obrigada que nos despedimos, prometendo voltar.

tracos_d_outrora-lookmag_pt-23

Texto: Sandra Pinto
Fotos: Luís Pissarro

You May Also Like

Neolith acaba de inaugurar um novo museu na China, na cidade de Hangzhou. O espaço destaca-se pelo pendor vanguardista, inovador e futurista.

Neolith inaugura museu vanguardista na China

Turismo Rural: 10 refúgios a não perder

Turismo Rural: 10 refúgios a não perder

Madmess + Desert’Smoke no Theatro Live Experience: uma noite psicadélica onde o rock veio espreitar

Já está ou está quase de férias? Siga estas dicas para umas férias seguras de Norte a Sul de Portugal

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt