Teresa Fabião luta contra o HIV através da arte

Teresa Fabião luta contra o HIV através da arte

Arranca hoje, 01 de Dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, a campanha de Mecenato Público que tem como objetivo contar uma nova história sobre o HIV, partindo da arte como meio para ultrapassar estigmas e barreiras sociais. Em causa está a implementação em Portugal do projeto IMUNE da bailarina, educadora, pesquisadora e ativista dos Direitos Humanos, Teresa Fabião.

O IMUNE é um projeto de intervenção social que aposta numa união de forças entre a arte, saúde e educação. Nele, é explorado o vírus como motor de transformação social, refletindo sobre como esses processos iluminam caminhos para o momento atual. Tendo como ponto de partida específico o vírus HIV, entendido aqui como um campo de pesquisa sobre a resiliência e adaptação humanas, e através de diferentes ações artístico-educativas, o projeto IMUNE pretende sensibilizar para o tema do HIV (epidemia que dura há 40 anos), e compartilhar a sabedoria de corpos positivos que há já muito tempo estão a desenvolver respostas resilientes face à incerteza. Assim, em cada localidade por onde o projeto passa são desenvolvidos workshops com a comunidade local, palestras nas escolas, intervenções urbanas e, por fim, o espetáculo UNA.

Este último traduz-se numa performance sobre o invisível e sobre o tornar-se visível. A partir de uma dramaturgia com base em metáforas e estados corporais, UNA explora processos de transformação movidos pela coexistência com o vírus HIV. A ideia é expandida através de entrevistas a quem convive com o vírus, de questionários de rua/ao vivo, e de histórias de resiliência de outros corpos, na busca de uma perspetiva multivocal, capaz de abordar a complexidade do assunto. UNA defende a necessidade de representatividade das mulheres que vivem com HIV na sociedade, e trata-se da primeira vez que este tema é trazido para os palcos por uma mulher, artista portuguesa.

Teresa Fabião revela “ter partilhado o meu status em 2011 tem-me feito conectar com os meus pares e tem convocado para outros processos de resiliência pessoas que se sentem identificadas e tocadas por esta história de superação.” À medida que foi conquistando visibilidade e desenvolvendo esta pesquisa, começou a receber com frequências mensagens de pessoas que se identificavam com a sua missão e consequentemente queriam apoiar o projeto e foi aí que decidiu lançar esta campanha de Mecenato Público. A participação é simples, basta aceder ao seguinte link e avançar com o contributo pretendido: https://gofund.me/0d67095d

You May Also Like

Brands That Matter: 2022 o regresso da música a Paredes de Coura com a Vodafone

Testado & Aprovado: os gelados italianos da Gelateria La Romana

Azores Burning Summer, o festival ecofriendly

O exercício físico na ajuda ao combate à celulite

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt