Teresa Fabião luta contra o HIV através da arte

Teresa Fabião luta contra o HIV através da arte

Arranca hoje, 01 de Dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, a campanha de Mecenato Público que tem como objetivo contar uma nova história sobre o HIV, partindo da arte como meio para ultrapassar estigmas e barreiras sociais. Em causa está a implementação em Portugal do projeto IMUNE da bailarina, educadora, pesquisadora e ativista dos Direitos Humanos, Teresa Fabião.

O IMUNE é um projeto de intervenção social que aposta numa união de forças entre a arte, saúde e educação. Nele, é explorado o vírus como motor de transformação social, refletindo sobre como esses processos iluminam caminhos para o momento atual. Tendo como ponto de partida específico o vírus HIV, entendido aqui como um campo de pesquisa sobre a resiliência e adaptação humanas, e através de diferentes ações artístico-educativas, o projeto IMUNE pretende sensibilizar para o tema do HIV (epidemia que dura há 40 anos), e compartilhar a sabedoria de corpos positivos que há já muito tempo estão a desenvolver respostas resilientes face à incerteza. Assim, em cada localidade por onde o projeto passa são desenvolvidos workshops com a comunidade local, palestras nas escolas, intervenções urbanas e, por fim, o espetáculo UNA.

Este último traduz-se numa performance sobre o invisível e sobre o tornar-se visível. A partir de uma dramaturgia com base em metáforas e estados corporais, UNA explora processos de transformação movidos pela coexistência com o vírus HIV. A ideia é expandida através de entrevistas a quem convive com o vírus, de questionários de rua/ao vivo, e de histórias de resiliência de outros corpos, na busca de uma perspetiva multivocal, capaz de abordar a complexidade do assunto. UNA defende a necessidade de representatividade das mulheres que vivem com HIV na sociedade, e trata-se da primeira vez que este tema é trazido para os palcos por uma mulher, artista portuguesa.

Teresa Fabião revela “ter partilhado o meu status em 2011 tem-me feito conectar com os meus pares e tem convocado para outros processos de resiliência pessoas que se sentem identificadas e tocadas por esta história de superação.” À medida que foi conquistando visibilidade e desenvolvendo esta pesquisa, começou a receber com frequências mensagens de pessoas que se identificavam com a sua missão e consequentemente queriam apoiar o projeto e foi aí que decidiu lançar esta campanha de Mecenato Público. A participação é simples, basta aceder ao seguinte link e avançar com o contributo pretendido: https://gofund.me/0d67095d

You May Also Like

"Madame Curie", de Ève Curie

“Madame Curie”, de Ève Curie

Testado & Aprovado: Go Shine de Jean Louis David

Brands That Matter…La Redoute lança coleção de desporto com tamanhos para todas as mulheres

Brands That Matter…La Redoute lança coleção de desporto com tamanhos para todas as mulheres

Jorge Simões, responsável de Marketing e e-Commerce da Sport Zone

Brands That Matter…Sport Zone e o regresso à prática desportiva

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt