“À Sombra de uma Estrela Intermitente” de Pedro M. Lourenço

“À Sombra de uma Estrela Intermitente” de Pedro M. Lourenço é o livro para onde o investigador transporta duas das suas paixões: a escrita e a biologia.

“Algo de novo acordava agora, respirava a sua primeira golfada de ar e gritava a alegria do seu nascimento. A vida, ao contrário das rochas e das estrelas, vivia depressa. Erguia-se e sucumbia num ciclo interminável de morte e nascimento. Os átomos, como Antómio, entraram num carrossel interminável de animação. Antómio foi bactéria e foi alga, e foi bactéria novamente. Foi detrito, foi comida, foi bebida, foi bactéria muitas vezes. Sempre regida pelo compasso rápido da batuta do tempo, a vida evoluía depressa, numa profusão de cores, formas e hábitos. Antómio experimentou mil formas, foi peixe e foi anémona, foi rã e foi medusa, foi escaravelho e foi polvo, foi sequoia e foi rosa, foi carvalho e foi cogumelo. Um dia voava nas asas de uma ave, noutro dormia o longo sono invernal de um urso, por vezes era uma vaca a pastar num prado verdejante, outras vezes uma lula nas mandíbulas de um voraz tubarão. A vida era alegria, era como uma dança e Antómio dançava e rodopiava, tanto que chegava a ficar tonto.”

Sobre Pedro M. Lourenço

Pedro M. Lourenço nasceu nas Caldas da Rainha em 1980. Viveu a sua juventude na cidade termal, tendo em 1998 rumado a Lisboa para estudar biologia, área em que se licenciou e que nunca mais abandonou desde então.

Acabado o curso, trabalhou em diversos projectos nas áreas da ornitologia e da ecologia, tendo vindo a defender a sua tese de doutoramento em 2010, em Groningen, na Holanda, tendo como tema a ecologia das aves migradoras.

Actualmente reside em Carcavelos e continua a fazer investigação sobre a ecologia e migração das aves, trabalho que lhe permite visitar locais exóticos como o Banc d’Arguin na Mauritânia, o Arquipélago dos Bijagós na Guiné-Bissau, ou as nossas Ilhas Selvagens, ponto mais austral de Portugal.

"À Sombra de uma Estrela Intermitente" de Pedro M. Lourenço

“À Sombra de uma Estrela Intermitente”
Pedro M. Lourenço
Chiado Editora

Por: Sandra Pinto

You May Also Like

DepilConcept

DepilConcept apresenta nova imagem

A Oriflame optou por um cartaz de música diferente e “rumou” até ao NOS Alive’18.

Oriflame “rumou” até ao NOS Alive’18

A Clínica Acqua Health Care, dirigida pela Dra. Mara Fragomeni e localizada no coração de Lisboa, surge com o desejo de harmonizar várias especialidades.

Clínica Acqua Health Care tratamentos de excelência no campo da medicina estética

A insígnia portuguesa de lojas de sneakers KICKS, abriu a 11º loja no Arrábida Shopping, em Vila Nova de Gaia.

KICKS abre a 11.º loja em Portugal