Nesta segunda edição dos Encontros com a Identidade o tema de partida para a reflexão sobre as questões da Identidade é o CORPO, pensado de uma forma abrangente e, uma vez mais, em diálogo com a Arte e a Ciência.

Segunda edição dos Encontros com a Identidade

Nesta segunda edição dos Encontros com a Identidade o tema de partida para a reflexão sobre as questões da Identidade é o CORPO, pensado de uma forma abrangente e, uma vez mais, em diálogo com a Arte e a Ciência.

Ao longo de 4 semanas, poderá encontrar Arte no Laboratório de Química do MUHNAC, onde estará patente uma exposição coletiva que conta com a participação de 13 artistas: Ana Vidigal, Jorge Martins, Lourenço Lomelino, Luís Pavão, Luís Silveirinha, Margarida Alves, Marta Alvim, Marta Wengorovius, Miguel Telles da Gama, Nuno Viegas, Pedro Proença, Sebastião Lobo e Teresa Pavão.

No decurso destes Encontros terá ainda oportunidade de conhecer os resultados de um estudo que levou a Ciência ao Atelier, procurando explorar as relações que os artistas estabelecem com o seu espaço de criação. O estudo “O Atelier como Prolongamento do Corpo do Artista” parte do pressuposto de que a forma como nos relacionamos com o espaço envolvente é muitas vezes uma continuidade da forma como sentimos o nosso próprio corpo. Trata-se de um estudo exploratório, baseado numa entrevista semi-estruturada a 30 artistas portugueses. As respostas à entrevista e a um breve questionário sociodemográfico foram analisadas de forma qualitativa e através de uma grelha de observação do comportamento e do espaço do atelier.

Esta edição será igualmente palco para a apresentação das conclusões de uma análise da perceção corporal na aquisição de novos hábitos alimentares. Uma investigação que resulta do trabalho desenvolvido com um grupo de 10 pessoas que, ao longo de um ano, participou em sessões semanais orientadas por uma nutricionista e uma psicóloga com o objetivo de transformar os hábitos alimentares, reconhecendo comportamentos e desenvolvendo estratégias para os alterar. O grupo procurou ainda identificar as mudanças na percepção do corpo associadas à introdução de novas rotinas alimentares.

Paralelamente serão promovidas conversas que nos convidarão a olhar para formas de expressão como a dramaturgia e a escrita criativa enquanto corpo para a construção de identidades.

Encontros com a Identidade
Museu de História Natural e da Ciência (MUHNAC)
Entre 25 de janeiro e 25 de fevereiro
Organização de PA – Psicólogos Associados

You May Also Like

Black Altar anunciam concerto no RCA Lisboa e depois seguem para o Porto

Oliveira de Frades Rock Fest revela cartaz e datas da primeira edição

UNDER THE DOOM revela o (incrivel) cartaz da sua 8.ª edição

Festival Pedra Rock acontece já no próximo fim de semana

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt