Samuel Martins Coelho edita disco autobiográfico em Outubro

Tudo começou com uma viagem, no final de Agosto de 2018.

Supostamente era apenas mais uma viagem de férias, mas os acontecimentos que se seguiram puseram em movimento um conjunto de forças e de energias, algo muito maior do que Samuel Martins Coelho, que estava, na altura, muito além do que era tangível. Rapidamente percebeu que aquela viagem era, acima de tudo, interior. Uma viagem de descoberta, por vezes de confrontos, outras vezes de encontros. E assim se iniciou um novo ciclo criativo.

A ideia de gravar um disco para violino solo já várias vezes tinha surgido, mas o tempo nunca parecia o certo. Foi no violino que Samuel Martins Coelho fez grande parte da sua formação e com o violino iniciou a sua carreira como músico, na altura em orquestra. A fortíssima tradição histórica e cultural do violino, imprimia um forte respeito e uma certa cautela a esta ideia. Mas as ideias amadurecem e ganham forma, e o tempo certo para as concretizar sempre chega.

Numa residência artística realizada em Dezembro na sua casa de campo em Santo Tirso, as ideias foram ganhando forma, as composições foram surgindo. A experiência da viagem realizada e toda a sucessão de acontecimentos interiores despoletados, começaram a materializar-se numa série de composições profundamente ligadas a um estado solitário de introspecção, de consciencialização de processos mentais de transformação, de desconstrução e de reorganização do ser. Samuel Martins Coelho percebeu que este seria um disco autobiográfico, cuja essência é o próprio pensamento.

Partita para violino solo é o seu contributo para a música contemporânea, para a escrita de música para violino, para as novas gerações de músicos violinistas. O disco é editado no dia 11 de Outubro.

“Pensamento 1” é uma reflexão sobre o pensamento de Samuel Martins Coelho, sobre a forma como os seus pensamentos ganham vida e a dualidade se eles fazem parte da pessoa ou não, sobre arranjar mecanismos para os organizar na mente. O vídeo foi realizado por Gabriel Coelho.

You May Also Like

Indiegente Live 2019 Uma noite entre amigos

10 músicas inesquecíveis dos Tindersticks

10 das melhores canções de Jesus and Mary Chain. Concorda?

Mão Morta ao vivo no LAV – Lisboa Ao Vivo a 11 de Outubro 2019 (vídeo)

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt