RM Guest House a elegância de uma casa singular
Se há algo que nos cativa verdadeiramente é a possibilidade de sermos surpreendidos, de uma forma positiva, claro. Receber um convite, fazer as malas e partir rumo à descoberta está no nosso ADN. Chegar a um local desconhecido acarreta sempre uma dose de ansiedade e expectativa a qual queremos sempre ver ultrapassada. Foi exatamente isso que aconteceu quando fizemos as malas e rumámos até Setúbal. O destino dava pelo nome de RM Guest House, um sonho tornado realidade que nos transportou de imediato para Nova Iorque ou para Londres.
Visitar Setúbal é sempre um prazer. Terra de excelente peixe tem vindo a acolher alguns espaços de interesse que têm cativado um género de turista diferente, mais cosmopolita e viajado. Um desses espaços é, sem dúvida, a RM Guest House, unidade de alojamento local localizada ao lado do Fórum Luisa Todi e virada para a avenida com o mesmo nome.
Sonho antigo do arquiteto Romeu Martins, o espaço veio ocupar uma das antigas instalações da Segurança Social da cidade num edificio do século XIX. Onde antes existia um organismo público em sistema de open space, existe agora uma casa com espaços devidamente diferenciados e dona de uma energia muito positiva. A receber-nos estava Ana Filipa Rodrigues, a simpática managing director que de imediato nos fez perceber que tinhamos chegado a “casa”, com um «sejam bem-vindos à RM Guest House».
Inaugurado em setembro do ano passado, o espaço apresenta a particularidade de ser decorado de acordo com o tema moda. Mas não se pense que é uma moda qualquer, nada disso. Aqui quando se fala de moda fala-se de griffes de luxo, fala-se de Louboutin, de Hermès, de Gucci, entre outras. «Apesar de este ser o sonho do meu marido Romeu, a verdade é que ao imaginar o espaço foi no tema moda que alavancámos toda a decoração», revela Rita Martins, a proprietária da guest house e ela própria uma adepta das melhores griffes de moda internacionais.
Na verdade, a RM Guest House oferece uma experiência única e inovadora onde acabam por estar espelhadas as vivências e aquilo de que Romeu e Rita mais gostam: arquitetura, design e moda.
No total a RM Guest House acolhe sete aposentos, duas master suítes e cinco suítes cada uma dedicada a um nome proeminente do universo da moda.
Aqui quando se fala de moda fala-se de griffes de luxo, fala-se de Louboutin, de Hermès, de Gucci, entre outras.
Para nossa felicidade, que somos fãs, a nossa estadia teve lugar na suíte Designer Shoes Master Suite, toda ela dedicada a Christian Louboutin, o famoso criador dos sapatos de sola vermelha.
Com dois espaços diferenciados, a master suíte apresenta um recanto onde se pode descansar enquanto se lê um livro ou se aprecia um copo de vinho da Casa Ermelinda Freitas, as boas-vindas oferecidas em cada aposento. O sofá, que se pode facilmente converter em cama, apela a que paremos por instantes e apreciemos o bom que a vida tem. Como seja a oportunidade de usufuir de um espaço como este.
No quarto a curiosidade de uma gaiola dourada, que no seu interior acolhe, não um pássaro, mas um sapato, um exemplar do icónico modelo criado pelo designer francês e que dá o mote a toda a decoração. Na parede pintada de negro uma enorme moldura branca envolve o espaço da televisão (quase imperceptivel) e do quadro cujo tema é novamente os sapatos de sola vermelha. Fabricados pela Lameirinho, os lençóis são de 100% algodão e têm 350 linhas. Para total conforto dos hóspedes, a RM Guest House disponibiliza três tipos de almofadas viscoelásticas.
A completar o espaço a casa de banho, que não sendo muito grande é muito prática e funcional. Impossível não referir as ameneties que da prestigiada marca Molton Brown asseguram e alavancam ainda mais o requinte do espaço. Requinte que se estende à garrafa de água, que, obviamente, não podia ser uma água qualquer. Acqua Armani. É esta a marca da garrafa de água disponibilizada aos hóspedes que, vinda de propósito de Itália, custa 10 euros. A RM Guest House é assim uma das poucas unidades a oferecer esta água tão exclusiva. Além de Setúbal só a vai encontrar em Milão ou no Dubai.
Ao nivel dos espaços comuns, a RM Guest House possui uma sala onde o tema se mantém e que está bem visível na carteira Birkin, criação icónica da casa Hermès que, tal como um quadro de um pintor famoso, embeleza uma das paredes, deixando-nos irremediavelmente apaixonadas.
Ao lado, um Honesty Bar com vinhos, espumantes, águas, chás, cafés, aperitivos e fruta onde depois de se servirem é pedido aos hóspedes que anotem o consumo para que o mesmo possa ser debitado no quarto.
Tudo certo. Tudo perfeito. Na RM Guest House encontrámos um espaço onde elegância, charme e requinte dão as mãos para oferecer aos hóspedes uma experiência única. A atenção ao detalhe em cada suite, o cuidado nos objectos escolhidos e que em conjunto dão sentido a uma escolha harmoniosa, revelam a criação de um espaço com muito amor e dedicação.
Cada suíte transmite a essência do casal Rita e Romeu: elegância ímpar e uma paixão tremenda pelas viagens. Acredite quem nos lê que subir a lindíssima escadaria rumo à RM Guest House é entrar noutro mundo, por isso não deixe para depois e agende já a sua visita. Nós, pela nossa parte, garantidamente vamos voltar.
RM Guest House – The Experience
Avenida Luísa Todi, n.º 59
Entrada pela Rua Padre Joaquim Silvestre Serrão n.º8
Setúbal
Tel. 265 400 119
A receção funciona diariamente entre as 08h00 e as 20h00
Nota: a RM Guest House não tem sala própria de refeições, pelo que o pequeno almoço é servido Museu do Choco, em regime buffet ou à la carte, entre as 08h00 e as 11h00
http://rmguesthouse.pt/
Texto: Sandra Pinto
Fotos: Luís Pissarro