RBMA programa piscina do Milhões de Festa

Foi divulgado o alinhamento para aquele que é o palco mais inusitado dos festivais de música portugueses. A piscina do Milhões de Festa conta, este ano, com nomes como Adrian Sherwood e a curadoria especial da Red Bull Music Academy (RBMA).

A novidade chegou em grande: a programação da piscina do festival de Barcelos é entregue à Red Bull Music Academy, na edição de 2016. A ligação entre os dois surgiu quase como natural e o resultado está à vista na forma de um alinhamento diverso e enérgico, como se pretende ter no palco que abre o Milhões de Festa.

Adrian_Sherwood
Adrian Sherwood lidera as confirmações da piscina. O produtor britânico conhecido pela sua longa história no dub vem a Portugal animar a piscina. Poderá trazer na mala alguns dos artistas que remixou ao longo da sua carreira e a lista não é curta: Depeche Mode, Primal Scream, Coldcut e muitos outros.

The_Legendary_Tigerman-Lookmag_pt00
O português The Legendary Tigerman entra com o seu blues habitual e o equatoriano Nicola Cruz leva a sua electrónica latina. Ambos levam apresentações que prometem ser memoráveis, em formato de DJ set.

NanKole_540x300
Os ritmos quentes ficam a cargo de Nan Kolè, que se descreve como um homem que volta da Libéria com um novo nome. Kolè quererá dizer “bright man” e não se espera menos que uma apresentação brilhante em modo de viagem profunda aos ritmos sul-africanos.

Os britânicos Big Naturals asseguram o noise punk num volume que promete fazer-se ouvir por toda a cidade de Barcelos. Também do Reino Unido vêm os TOMAGA, num ritmo mais calmo, que conjuga sonoridades industriais, jazz, psicadélicas e minimais.

Da Argentina vem Barrio Lindo. A mala vem carregada de electrónica com tons tropicais. De mais perto são os franceses WE ARE MATCH, que preenchem a quota do indie rock deste alinhamento. Mais no abstracto será a música dos Wume, que trazem os teclados, os sintetizadores e uma bateria de Chicago até Barcelos.

Filho-da-Mãe-e-Ricardo-Martins-e1453816955794
Entre os nomes nacionais, estão Filho da Mãe e Ricardo Martins. “Tormenta” é o projecto que junta o guitarrista e o baterista e que deverá levar à piscina do Milhões de Festa um concerto como nunca aquele palco recebeu. Há ainda Ghost Hunt, encontro de Pedro Oliveira e Pedro Chau em formato de sintetizadores, guitarra e baixo.

surma_maasai_1_-Eduardo-Brito-1265x700
Fica só a faltar SURMA, nome de código de Débora Umbelino, onde cabem samplers, cordas, vozes e loop stations ao serviço de ritmos como o jazz, o post-rock e a electrónica.

A ligação da RBMA no Milhões de Festa não se extingue na curadoria da piscina, mas alastra também ao jornal oficial do festival e ao programa Ginga Beat, também da RBMA, na Vodafone FM.

Por: Filipa Moreno

You May Also Like

Billy Corgan revela 10 dos seus discos favoritos

Há uma nova app que nos liga a David Bowie. Conhece?

Sabe quais são as 13 músicas preferidas de Morrissey?

Siouxsie and the Banshees, o início da lenda (fotos dos anos 70)

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt