Play – Prémios da Música Portuguesa foram entregues numa noite cheia de emoções fortes
O Coliseu de Lisboa recebeu o espetáculo de atribuição dos Play – Prémios da Música Portuguesa. Nós marcámos presença e revelamos tudo aqui.
Texto: David Pissarro
Fotos: Luís Pissarro
Aquela que foi a terceira edição do evento anual que celebra e premeia a música portuguesa, distinguiu artistas e bandas nacionais com obras originais editadas durante o atípico ano de 2020.
Dino D’Santiago foi o grande vencedor da noite ao receber três dos prémios: Melhor Artista Masculino, Melhor Álbum com “Kriola” e o prémio da crítica.
MELHOR GRUPO: Clã
VODAFONE CANÇÃO DO ANO – “Louco” – Piruka feat. Bluay
MELHOR ARTISTA MASCULINO – Dino D’Santiago
MELHOR ARTISTA FEMININA – Capicua
MELHOR VIDEOCLIPE – “Assobia Para O Lado” – Carlão (Realizado por Fernando Mamede)
ARTISTA REVELAÇÃO – Cláudia Pascoal
MELHOR ÁLBUM FADO – “Do Coração” – Sara Correia
PRÉMIO LUSOFONIA – “É tudo pra ontem” – Emicida part. Gilberto Gil
MELHOR ÁLBUM JAZZ – “Dianho” – André Fernandes
MELHOR ÁLBUM MÚSICA CLÁSSICA / ERUDITA – “Duarte Lobo: Masses, Responsories & Motets” – Cupertinos
PRÉMIO DA CRÍTICA – “Kriola” – Dino D’Santiago
A anfitriã do evento foi Filomena Cautela, sendo que durante a noite se pode assistir às atuações de Capicua & Mallu Magalhães e Os Quatro e Meia & Bárbara Tinoco, HMB, Bispo & João Pedro Pais num dueto exclusivo, Buba Espinho, Cuca Roseta & Sara Correia numa homenagem a Carlos do Carmo e Carolina Deslandes numa atuação inédita ao lado de 11 vozes femininas – de Bárbara Tinoco, Cláudia Pascoal, Irma e Sara Correia às emergentes Carolina Leite, Diana Castro, Inês Pires, Joana Duarte, Madalena Guedes, Rita Rocha e Rosa Antunes.
De referir que os PLAY – Prémios da Música Portuguesa são promovidos pela AUDIOGEST (que reúne editoras discográficas multinacionais, nacionais e independentes) e pela GDA (que representa artistas, executantes e intérpretes da música portuguesa) com patrocínio da Vodafone.