Peptídeos: o que são e quais os benefícios e usos para o cuidado da pele e do cabelo?
Com nove letras apenas se escreve a palavra “peptídeos”, mas descrever o que são e quais os benefícios que estes aminoácidos trazem para o cuidado da pele e do cabelo vai implicar uma descrição bem mais aprofundada e extensa (não demasiado, não se preocupe).
O que são Peptídeos?
Como já revelamos, os peptídeos são aminoácidos, isto é, unidades que formam proteínas, algumas delas essenciais para a saúde e proteção da sua pele e cabelo, como é o caso da elastina, da queratina e do colagénio.
Enquanto somos jovens, estas proteínas são produzidas profusamente, mas quando começamos a envelhecer isso deixa de ser possível e a produção destes elementos passa a ser mais lenta e diminuta.
Como consequência desta diminuição, a pele não só perde suavidade e elasticidade, como também fica menos resistente a agressões externas fazendo surgir as rugas e as linhas de expressão.
Assim, quando o corpo deixa de fornecer a quantidade de peptídeos necessários a manter a firmeza da pele e do cabelo, a única opção é encontrarmos fontes alternativas, como a aplicação de peptídeos em creme ou sérum fomentando, deste modo, a produção de elastina e colagénio.
Devido à pequena dimensão dos peptídeos em creme e sérum, estes serão mais fácil e rapidamente decompostos e absorvidos pelo corpo fomentando a diminuição das rugas e uma maior firmeza da pele e cabelo atrasando, assim, o processo de envelhecimento.
Não existe, contudo, apenas um tipo de peptídeos. De entre aqueles que são essenciais à proteção da pele e cabelo, podemos definir quatro tipos:
▪ Sinal: peptídeos que estimulam a produção de elastina e colagénio pelo corpo;
▪ Transportadores: peptídeos que promovem uma mais rápida cicatrização de lesões e contribuem para uma pele mais firme e suave;
▪ Inibidores enzimáticos: peptídeos que minimizam a degradação do colagénio;
▪ Neurotransmissores: peptídeos que, por norma, são incorporados em produtos cosméticos que atrasam e suavizam o aparecimento de rugas e linhas de
expressão.
Neste ponto importa ainda fazer referência aos peptídeos.
Estes peptídeos que podemos encontrar no spray de cuidado para o cabelo “Molecular Repair” e no champô de limpeza desintoxicante “Peptide Prep”, invertem os danos no cabelo em 4 minutos, restabelecem as ligações de queratina quebradas, evitam mais danos no cabelo, fortalecem e restauram a suavidade e brilho perdidos.
Quais os benefícios do uso de peptídeos no cuidado da pele e do cabelo?
Como vimos, peptídeos como o K18 trazem grandes benefícios para a saúde do seu cabelo. Assim, de uma forma sucinta, ao utilizar produtos cosméticos com peptídeos para o cuidado do seu cabelo irá poder obter os seguintes benefícios:
▪ Hidratação intensa;
▪ Fortalecimento da fibra capilar;
▪ Cabelo mais macio;
▪ Reversão dos danos no cabelo;
▪ Restabelecimento das ligações de queratina quebradas;
▪ Fortalece o cabelo;
▪ Restaura o brilho e a suavidade;
▪ Evita danos posteriores no cabelo;
▪ Apresenta resultados duradouros.
Tal como acontece com o cabelo, os benefícios da utilização de creme e sérum com peptídeos para a pele são enormes.
Senão vejamos:
▪ Efeito regenerador mais rápido e eficiente;
▪ Aumento da elasticidade da pele devido à estimulação da produção de elastina fomentada pelos peptídeos;
▪ Pele mais suave e luminosa;
▪ Redução das rugas e linhas de expressão profunda;
▪ Efeito antienvelhecimento;
▪ Maior firmeza da pele decorrente da maior produção de colagénio;
▪ Promovem a melhoria da função protetora da barreira cutânea, responsável por proteger a pele de agressões por radiação ultravioleta, toxinas, poluição e bactérias.
▪ Reduzem a inflamação e promovem a reparação, regeneração e renovação da derme;
▪ Reduzem a acne.
▪ Aumentam a hidratação e melhoram a cor da pele.
Como usar?
A aplicação de um creme ou sérum com peptídeos é simples, mas deve sempre deixar que os peptídeos sejam absorvidos pela pele ou cabelo.
Para além disto, verifique a fórmula dos produtos antes de os adquirir e certifique-se que os peptídeos aparecem em primeiro lugar na lista de ingredientes.
É de sublinhar que os peptídeos podem funcionar melhor quando acompanhados de ingredientes como o ácido hialurónico, a niacinamida ou a vitamina C.