Pensar é Destruir, Fernanda Fragateiro
A Ermida Nossa Sr.ª da Conceição de Belém acolhe uma instalação da artista Fernanda Fragateiro intitulada “Pensar é Destruir” que ocupará o espaço interior da Ermida.
A obra exposta simula um achado de um chão de origem árabe, como se uma parte desse chão tivesse sido encontrada e outra, perdida para sempre. Os mosaicos cerâmicos utilizados na peça, conhecidos em Portugal como “alicatados”, foram expressamente fabricados em Meknès, em Marrocos, de acordo com processos tradicionais ancestrais.
A instalação completa-se com uma peça sonora que regista o som emitido durante o processo de montagem dos mosaicos cerâmicos sobre o chão de pedra da Ermida.
Este som permanente no espaço, envolve o espectador, fazendo ecoar o carácter repetitivo da peça e fixando o tempo da sua construção.
A instalação foi exposta pela primeira vez na primavera de 2012 no Palácio dos Duques em Guimarães e articula-se com outros trabalhos site specif que Fernanda Fragateiro tem vindo a desenvolver em espaços religiosos, designadamente no Mosteiro de Alcobaça em 2008 e na Igreja da Misericórdia de Silves em 2009.
Pensar é Destruir de Fernanda Fragateiro
Projecto Travessa da Ermida De 26 de janeiro e até 24 de março
Ermida N.ª Sr.ª da Conceição Travessa do Marta Pinto, 21 1300-390 Lisboa
Horário: de terça a sexta-feira, entre as 11h00 e as 17h00; sábados e domingos entre as 14h00 e as 18h00. Encerrando à segunda-feira e feriados.
Entrada: gratuita
www.travessadaermida.com
ermida@travessadaermida.com