Oy Division na Culturgest em Março

Há dois anos, os Oy Division incendiaram a plateia do Grande Auditório da Culturgest com a sua música klezmer.

Dedicados à interpretação da música judia da Europa de Leste dos séculos XVIII e XIX, tocam e cantam músicas de casamento, canções folclóricas, canções de teatro iídiche, como elas devem ser tocadas: com rudeza, rapidez, nervo, sem oreados.

Gershon Leizerson, violinista, cantor e compositor, Assaf Talmudi, acordeonista, compositor, produtor e investigador, Eyal Talmudi, saxofonista e clarinetista, músico de jazz e de rock alternativo, Avichai Tuchman, contrabaixista, multi-instrumentista, formado em jazz e em música contemporânea, todos nascidos em Israel nos anos de 1970, reuniram-se em 2005 para reinventar uma tradição musical centenária, de origem judaica, mas com influências das músicas russa, polaca, turca, grega e, sobretudo, cigana. Desde então, editaram três álbuns que foram recebidos com elogios eufóricos, e apresentaram-se em digressões pelo mundo inteiro.

O gemido do violino, a lamentação do clarinete, o ritmo do acordeão, os gritos em iídiche e russo das vozes, revelam a impossibilidade de determinar se esta música é tragicamente feliz ou tristemente burlesca. Facto é que, quando tocam ao vivo, é difícil ficar sentado…

Oy Division
15 de Março
Culturgest
Grande Auditório
21h30

You May Also Like

Termine e comece o ano com gargalhadas no SOLRIR

Tantas Palavras: a vida e a palavra de Chico Buarque

Teatro Nacional D. Maria II acolhe Quartett

Sabores de Natal chegam à baixa de Lisboa