Optimus Alive 2014

optimusalive14-lookmag_pt00

Tem lugar nos dias 10, 11 e 12 de julho a edição 2014 do festival Optimus Alive. O evento, que se realiza pela sétima vez, regressa ao Passeio Marítimo de Algés com muita música e animação.

Além dos três palcos onde a música vai ser uma constante durante os três dias do evento, esta edição traz a novidade do nascimento do Jardim Caixa, um espaço verde superior a 900 m2 que irá funcionar igualmente como palco de Stand-up Comedy cujo cartaz será anunciado em breve. De acordo com Álvaro Covões, diretor-geral da Everythig is New, «o novo palco é um grande marco na vida do Optimus Alive, pois é uma mais-valia para um festival urbano contar com uma área verde, mas mais importante ainda é a aposta em diferentes tipos de atividades para todo o tipo de públicos. O facto de estarmos a apostar num palco de stand-up comedy pretende diversificar as atividades dentro do nosso festival, mas sempre com elevada qualidade artística».

O cartaz deste ano volta a refletir o cuidado com que o alinhamento tem sido encarado, juntando um número de bandas que têm vindo a marcar posição no universo da música atual.

10 de julho
Arctic Monkeys
A banda britânica irá apresentar num concerto único, no Palco NOS, o seu quinto registo de estúdio, «AM». O grupo formado por Alex Turner, Jamie Cook, Nick O’Malley e Matt Helders é hoje um fenómeno mundial de vendas. O seu álbum de estreia, lançado em 2006, «Whatever people say I am, that’s what I’m not», ficou na história da música britânica, após ter-se tornado no disco de apresentação mais rapidamente vendido no país.


www.arcticmonkeys.com

Interpol
Os Interpol, reconhecidos na cena musical independente de Nova Iorque, como parte do fenómeno denominado post-punk revival, vão passar pelo Palco NOS para um concerto único. A banda anunciou recentemente a preparação do quinto trabalho de originais, que será lançado já este ano.

The Lumineers
A banda de New Jersey esteve com o seu álbum de estreia homónimo, lançado em 2012, entre os 10 discos mais vendidos no ano, em países como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, tendo chegado ao topo da conceituada revista Billboard. Esta é a primeira vez que atua em Portugal no Palco NOS.


http://thelumineers.com/

Elbow
O grupo de Manchester vai subir ao Palco Heineken para apresentar o seu sexto álbum de originais, «The Take Off and Landing of Everything», sucessor de «Build a Rocket Boys!».


www.facebook.com/Elbow

Imagine Dragons
O quarteto oriundo de Las Vegas, Nevada, irá atuar no Palco NOS. O grupo liderado por Dan Reynolds alcançou o reconhecimento internacional após o lançamento do disco de estreia, «Night Visions», editado em setembro de 2012 e que atingiu rapidamente o 2.º lugar no top de vendas nos Estados Unidos.


www.imaginedragonsmusic.com

The 1975
A banda irá estrear-se em Portugal no Palco Heineken, onde apresentará em primeira mão o álbum de estreia lançado em setembro do último ano. O disco foi produzido por Mike Crossey, responsável por discos de bandas como Arctic Monkeys e Foals.

Parov Stelar Band
A banda conhecida pelas suas atuações intensas e energéticas vai subir ao Palco Heineken em substituição dos Chromeo 

Temples
Dia 10 de julho o quarteto natural de Kettering, Northamptonshire, sobe ao Palco Heineken. O projeto formado por James Edward Bagshaw, Thomas Edison Warmsley, Sam Toms e Adam Smiths vêm apresentar o disco de estreia «Sun Structures».


www.facebook.com/templesofficial

11 de julho
The Black Keys
A dupla Dan Auerbach e Patrick Carney apresenta-se no Palco NOS. Os The Black Keys não são um caso de sucesso instantâneo, construíram a carreira de forma cimentada, sem pressa, nem preocupação com o estrelato. Optaram antes por ganhar fama como uma das bandas mais trabalhadoras da actualidade, editando discos a uma velocidade vertiginosa e fazendo digressões constantes.

Au Revoir Simone
O trio nova-iorquino vai subir ao Palco Heineken para apresentar o seu quarto disco de originais, «Move in Spectrums», trabalho editado em setembro de 2013 e que marca o regresso da banda após quatro anos de interregno.


www.facebook.com/aurevoirsimoneband

Buraka Som Sistema
O espetáculo, que será apresentado no Palco NOS, apresenta o novo conceito ao vivo da banda portuguesa. Conhecidos pelas atuações bastante físicas e por um conceito de vídeo muito próprio, os Buraka Som Sistema prometem várias novidades para este ano de 2014. Uma delas é sem dúvida o novo disco, com edição prevista para 9 de junho.

MGMT
Os MGMT, naturais de Brooklyn, vêm a Portugal, com no concerto no Palco NOS apresentarem o seu mais recente álbum de estúdio homónimo, editado no passado mês de setembro. «MGMT» é o terceiro longa-duração da banda e foi produzido em Nova Iorque pelo reconhecido produtor Dave Fridmann, responsável pela produção de discos de bandas como Flaming Lips, Mercury Rev, entre outros.

Caribou
O músico canadiano traz ao Palco Heineken o seu mais aclamado projeto conhecido pela forte e cuidada componente visual que transforma os espetáculos em momentos únicos de simbiose entre o público e a banda.

Parquet Courts
A banda nova iorquina, mais exatamente de Brooklyn, vai subir ao Palco Heineken para apresentar o seu álbum de estreia «Light Up Gold». Com uma energia musical que traz ao presente as raízes do punk rock dos anos 70, os Parquet Courts têm vindo a ser fortemente elogiados desde a edição do seu primeiro longa-duração, que chegou a ser considerado como um dos melhores discos de estreia de sempre.
“>

parquetcourts.wordpress.com

12 de julho
Bastille
A banda irá atuar pela primeira vez em Portugal no Palco NOS. Nesta apresentação o grupo liderado por Daniel Smith irá dar a conhecer o primeiro registo de estúdio do grupo, «Bad Blood», editado em março de 2013.


www.facebook.com/bastilleuk

Unknown Mortal Orchestra
O projeto americano/neozelandês regressam ao nosso país para um concerto no Palco Heineken onde irá certamente tocar o segundo disco de originais «II», vencedor em 2013 do prémio de Melhor Álbum Alternativo nos prémios “New Zealand Music Awards”, estando nomeado “Taite Music Prize”.


www.facebook.com/unknownmortalorchestra

Daughter
A banda oriunda de Londres irá atuar no Palco Heineken. A doce voz de Elena Tonra, acompanhada por Igor Haefeli, na guitarra, e Remi Aguilell, na bateria, trazem ao festival o seu primeiro longa-duração, «If You Leave», editado em março de 2013.


www.facebook.com/ohdaughter

Chet Faker
O projeto australiano, liderado pelo cantor Nicholas Murphy, irá subir ao Palco Heineken. Dono de uma voz vibrante e poderosa Chet Faker conquistou o público e a crítica mesmo antes do lançamento do seu primeiro EP, «Thinking in Textures».


www.chetfaker.com

Cass McCombs
A discografia reflete o estilo de vida nómada do cantor. O seu primeiro longa duração, «A», foi lançado em Baltimore, em 2003. Já o segundo disco de originais, «PREfection», foi editado no Michigan, em 2005, e o terceiro, «Dropping the Writ», no Sul da Califórnia, em 2007. Também o quarto disco de estúdio, «Catacombs», foi gravado num ponto diferente do país, neste caso Chicago. Cass McCombs editou ainda «Wit’s End» e «Humor Risk», ambos em 2011. Atua no Palco Heineken.


www.facebook.com/CassMcCombs

PAUS
O grupo vai apresentar no Palco Heineken o próximo álbum de originais, «Clarão». O quarteto lisboeta, formado por Joaquim Albergaria e Hélio Morais (numa dupla bateria), Fábio Jevelim (sintetizadores e guitarra) e Makoto Yagyu (sintetizadores e baixo), apresentam um pós-rock instrumental e experimental assente na bateria siamesa, que tem tendência a ser o centro das atuações nos espetáculos ao vivo, graças ao “diálogo” que se cria entre os dois bateristas.


www.facebook.com/pausoficial

The War on Drugs
Dia 12 de julho a banda oriunda de Filadélfia, Pensilvânia, vai atuar no Palco Heineken, onde irá apresentar o seu terceiro álbum de originais, «Lost in the Dream», com lançamento agendado para 18 de março.

www.facebook.com/TheWarOnDrugs.Band

OptimusAlive14-horarios

IMPRIMA O HORÁRIO AQUI

O Palco Comédia vai receber Aldo Lima, António Raminhos, Catarina Matos, César Mourão, Eduardo Madeira, Guilherme Fonseca, Hugo Sousa, João Carlos Cunha (o Humorista), Los Madraços, Luís Filipe Borges (Boinas), Luís Franco Bastos, Luísa Barbosa, Manuel Marques, Nilton, Rui Cruz, Salvador Martinha, Tânia Barbosa e Zé Beirão.

Preços:
Bilhete Diário – 53,00 euros
Passe 3 Dias (10, 11 e 12 de julho) – 105,00 euros
Bilhete Diário + Bilhete Comboio Linha de Cascais – 55,20 euros
Passe 3 Dias + Bilhete Comboio Linha de Cascais – 111,60 euros
Bilhete Diário + CP IC Porto – 83,00 euros
Passe 3 Dias + CP IC Porto – 135,00 euros
Bilhete Diário + CP IC Coimbra – 77,00 euros
Passe 3 Dias + CP IC Coimbra – 129,00 euros
Acesso Campismo 3 Dias – Lisboa Camping (10 a 13 de julho) – 16,00 euros

www.optimusalive.com
www.everythingisnew.pt

Por: Sandra Pinto

You May Also Like

Esta é a música que Thom Yorke ouve em casa. O que acha?

PJ Harvey divulgou nova playlist no Spotify. Conheça-a aqui

SXSW anunciou a primeira rodada de artistas para a edição 2020

Cancro lançam + o seu disco de estreia

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt