O legado deixado por David Bowie na moda

Lenda da música, da arte e do cinema David Bowie deixou um imenso legado na cultura mundial. Como refere a harpersbazaar, o seu estilo é – e sempre foi – inspiração para estilistas e editoriais de moda.

O cantor faleceu em janeiro de 2016, em Nova Iorque, e como um verdadeiro astro da arte, Bowie preparou a sua morte: no mesmo ano lançou o álbum “Blackstar”, que tem o jazz no centro da sua criação, misturado ao rock sombrio.

«Nos anos 1970, “The Man Who Sold The World” impressionou a crítica. Na mesma década, “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars” foi um marco. Bowie não só criou uma nova linha musical, como foi um dos pioneiros a apostar na androgenia», refere a publicação.

David Bowie como Ziggy Stardust usava peças femininas, como as do estilista Kansai Yamamoto. Foi o designer japonês quem elaborou os quimonos e as peças genderless que o ícone usava, ajudando-o a inventar o estilo glam rock. Já o famoso hairstyle foi inspirado numa das fotografias da campanha de Yamamoto.

«O penteado foi recriado pela cabeleireira da mãe de David Bowie, Suzi Fussey. O mood da maquilhagem que apaga as sobrancelhas, usado principalmente pela atriz Tilda Swinton, também nasceu das criações do cantor: David Bowie dizia que só raspou as sobrancelhas porque a sua música “Drive-In Saturday” foi recusada pelo “Mott The Hoople”».

A tour do álbum “Diamond Dogs” em 1974 reinventou o termo oversized. «Quando Hedi Slimane se tornou diretor criativo da Saint Laurent, o estilista afirmou que a sua coleção tinha pinceladas do estilo de David Bowie. John Galliano também abusa das referências do britânico na coleção da primavera 2016, desde o cabelo, passando pela maquilhagem e pelas peças de roupa», relembra.

Nos anos 1980, Willy Brown também foi um dos designers que trabalhou com Bowie. Foi ele quem criou o macacão rosa que o cantor usou no videoclipe da música “DJ”.

No final dos anos 90, Alexander McQueen foi eleito para trabalhar com o cantor. «McQueen foi quem criou os figurinos da tour de 1996 e 1997. Bowie era um visionário, todas as suas colaborações com estilistas underground, obtiveram sucesso, assim como os designers».

You May Also Like

Adolfo Luxúria Canibal dos Mão Morta no novo álbum dos The Invisible Age

The Dust anunciam novo disco

Zara Studio Women com uma sensualidade parisiense

Na Páscoa de Pindelo dos Milagres também o heavy metal ressuscita

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt