Noites de Verão 2024 da Filho Único

No evento de abertura a 4 de Julho, no Pátio da Cisterna da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, apresentaremos um concerto a 4 vozes – 4 gaitas – da criação de Vasco Alves, que será acompanhado pelo grupo de gaitas de fole As Rochas da Ajuda. Seguir-se-á a incomparável DJ Marcelle, holandesa arauta de seleções sem fronteiras ou preconceitos.

No jardim da Galeria Quadrum destacamos as estreias nacionais do colectivo vietnamita Rắn Cạp Đuôi, navegante entre a cultura rave e o eco-futurismo, os parisienses Poor Boys e o seu carnaval de ritmo e electricidade, e o grupo andaluzo Lebrija por Corraleras, trazendo-nos as suas tradicionais sevilhanas específicas de Lebrija, dínamo de palmas, pandeiretas, almofariz, ânfora, voz e dança. Também na Quadrum serão apresentadas em concerto as peças produzidas na residência Encontros de Música Nova, reunindo ao histórico Grupo de Música Contemporânea de Lisboa 4 compositores nacionais de música exploratória: Henrique Apolinário, Maria Reis & Tomé Silva, Rafael Toral e XEXA. No Pátio da Cisterna da FBAUL realce para o concerto-ocupação-encomenda ao colectivo local Living Room, que tem desenvolvido um trabalho e uma comunidade em torno da música ambiente e experimental valiosíssimo; também à estreia em Portugal de Mbé, carioca, da favela da Rocinha, em grande medida partilhando o comprimento de onda da Living Room, com particular apreço pelo uso de gravações de campo e o poder identitário da colagem como linguagem artesanal; a apresentação a solo de Gustavo Costa, músico jubilado no underground internacional – intersectando com o trilho na academia – e co-mentor da Sonoscopia, um compositor e percussionista Portuense no activo há mais de 3 décadas e que lançou este ano o fantástico “Natura Mimesis”.

Na celebração final a 27 de Julho no Goethe-Institut, com um soundsystem de inspiração jamacaino instalado no jardim, propomos uma matinée de vibração positiva com DJs sets de SoundPreta, CRYSTALMESS e o live do lendário vocalista dub techno Paul St. Hilaire aka Tikiman, servido pelo DJ Richard Akingbehin, editor da Kynant Records e co-fundador da rádio Refuge Worldwide, de Berlim.

Todos os eventos são de entrada livre e decorrem no mês de Julho em Lisboa.

You May Also Like

À conversa com Last Hope

Estrela de Heineken volta a dançar ao ritmo do NOS Alive

NOS Alive regressa no próximo fim de semana: conheça aqui os horários

KREATOR anunciam nova data para concerto em Lisboa

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt