Natal artesanal no Museu do Oriente

Durante o mês de Dezembro, o Museu do Oriente organiza dois workshops de artes tradicionais japonesas – origami e shakuhachi.

No dia 5 de Dezembro, o workshop “Origami para o Natal” ensina a dobrar papel para embrulhos e ornamentos, como estrelas ou kusudama, partindo de diagramas tradicionais e modernos, sem colagens ou recortes e utilizando apenas uma folha de papel.

Para os apreciadores de música, o Curso de Shakuhachi, ou flauta de bambu japonesa, decorre em cinco sessões, nos dias 22, 23, 26, 27 e 28 de Dezembro. Trata-se de um instrumento que era tocado pelos Komuso, monges-samurais que percorriam as estradas do Japão feudal tocando a sua flauta para pedir esmola. Era também usado para a prática de uma forma particular de meditação – o “Suizen” (zen soprado), uma alternativa ao “Sazen” (zen sentado, bastante mais conhecido).

O Curso de Shakuhachi desenvolve-se em dois níveis: haverá um tempo dedicado aos que vão agora iniciar-se nesta arte, actividades para os que já tiveram um contacto prévio e actividades conjuntas.

Neste curso podem aprender-se os princípios básicos de produção sonora, as dedilhações básicas e os fundamentos do complexo sistema de notação do instrumento. Para esta aprendizagem inicial serão utilizadas canções tradicionais japonesas e alguma peça do repertório Honkyoku de menor complexidade.

Workshop “Origami para o Natal”
5 de Dezembro
Horário: 15h00-17h00
Público-alvo: M/16 anos
Preço: 20€

Curso de Shakuhachi – Nível I e II
22, 23, 26, 27 e 28 Dezembro
Horário Nível I – Iniciados: 16.00-19.00
Horário Nível II: 17.00-20.00
Preço: 70€

You May Also Like

Crypta anunciam concerto exclusivo no Porto

Amplifest anuncia cartaz de concertos para a edição 2024

Zigurfest anuncia novas datas

The Mission estão de regresso a Portugal

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt