Monitor Lisbon apresenta Rolla Costa // Let’s find out de Eugénia Mussa

Eugénia Mussa (1978, Maputo, Moçambique), viveu na sua cidade natal até aos cinco anos de idade, entre os bairros de Matola e Polana, no meio da guerra civil moçambicana.

Em 1983, ela veio com a sua família para Portugal. O seu percurso de vida diásporica influencia o seu trabalho, mas nas suas pinturas não se confronta diretamente com o tema da identidade africana, mas o funde com memórias, imagens e sentimentos colhidos ao longo da sua viagem. No seu trabalho figurativo, Eugénia Mussa utiliza uma técnica impressionista de pintura a óleo com uma aleatoriedade musical, flutuando livremente entre estilos, géneros, ou paradigmas pré-estabelecidos. Ela presta particular atenção aos fenómenos paisagísticos e urbanos, retratando frequentemente cenas do quotidiano, como crianças em parques temáticos, festas em ambientes tropicais.

A principal fonte de inspiração para as pinturas da Eugenia Mussa é o seu arquivo polissémico composto por imagens encontradas em livros, postais e vídeos amadores gravados em filme Kodachrome. A artista ao rearranjar estes fragmentos de memórias pessoais, coletivas e incógnitas, expande as fronteiras entre o real e o imaginado, o familiar e o desconhecido, criando imagens cuja deslumbrante paleta de cores fluorescentes desencadeia experiências imersivas e nostálgicas.

Rolla Costa // Let’s find out
Até dia 7 Agosto
Horário: terça-feira a sexta-feira das 14h00 às 1900h, sábado das 11h00 às 15h30
Monitor Lisbon
Rua D. João V, 17A, Lisboa

You May Also Like

Gaerea no Theatro Live Experience e a noite vestiu-se de negro

Conferência de imprensa da peça “Uma Noite na Lua” com Pedro Hossi, António Terra e João Falcão

Laurus Nobilis 2022 já tem datas e nomes

The Invisible Age reverencia o indie rock em primeiro álbum

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt