Modalisbos Oasis apresenta Sangue Novo supported by Seaside
Dez jovens Designers que desenham o que é a Moda hoje. O SANGUE NOVO reafirma a sua dedicação à contemporaneidade e regressa agora com o apoio da SEASIDE. A marca internacional de origem portuguesa, hoje com mais de 100 lojas em Portugal e presença em Angola, França, Luxemburgo e Moçambique, conseguiu, ao longo dos seus mais de 30 anos de história, tornar-se num ícone da memória coletiva, e agora toma como sua a missão de incentivar e alavancar uma nova geração de criativos. Esta novidade significa que há mais um Prémio para jovens Designers de Moda, atribuído já em outubro.
«O concurso, feito para estimular e capacitar a criatividade e produção em Moda, é o projeto maior de defesa da transdisciplinaridade e da experimentação de novos caminhos, não só de Design mas de modelos de negócio», avança a organização em comunicado.
E estes novos projetos, profundamente diversos, apresentam-se com uma densidade de pensamento e de referências estéticas e conceptuais, tornando óbvia a chegada de um momento de viragem. De temáticas que se debruçam sobre a identidade e a emoção, o burnout e o síndrome do impostor, um passado opressor para a comunidade queer durante o Estado Novo e uma necessidade de revalorizar a sociedade sob a ameaça de um futuro apocalíptico, as dez coleções chegam-nos absolutamente comprometidas com a sustentabilidade, através de técnicas de upcycling, um foco indelével na economia circular, e uma cuidada escolha dos materiais cedidos pelas parcerias têxteis da Associação ModaLisboa — Calvelex/Fabrics4Fashion, a Riopele e a Tintex Textiles.
DESIGNERS
ÇAL PFUNGST
DARYA FESENKO
EDUARDO MOREIRA
FLOURISH SOCIETY
INÊS BARRETO
MALTEZA
MARIA DO CARMO STUDIO
MOLLY98
NIUKA OLIVEIRA
VEEHANA
No dia 7 de outubro, às 18H na Lisboa Social Mitra, e depois de várias sessões de mentoria com o painel de jurados, os jovens criadores apresentam ao público as suas coleções. Nesse mesmo dia, o júri anunciará os cinco finalistas que receberão o Prémio ModaLisboa x SEASIDE e que competirão, em março de 2023, pelos prémios IED – Istituto Europeo di Design Milano, Tintex Textiles e Showpress. Cada um dos cinco finalistas do SANGUE NOVO supported by SEASIDE verá a sua coleção disponível no showroom Showpress.
JÚRI
Miguel Flor (Presidente)
Joana Jorge (Project Manager, ModaLisboa)
Joana Duarte (Designer de Moda, Béhen)
Elisa Nalin (Editora de Moda, Stylist)
Olivia Spinelli (Coordenadora e Diretora Criativa IED MODA MILANO)
Pedro Silva (Head of Industrialization, Tintex Textiles)
PRÉMIOS
Prémio ModaLisboa x SEASIDE
Prémio monetário de 5.000 euros para desenvolvimento das próximas coleções dos cinco finalistas;
Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.
Prémio ModaLisboa x IED – Istituto Europeo di Design Milano
Master em Fashion Design no IED Milão, no valor de 20.100 euros;
Bolsa de 4.000 euros;
Apresentação da coleção desenvolvida durante o Master na plataforma Workstation da ModaLisboa;
Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.
Prémio ModaLisboa x Tintex Textiles
Residência artística de três semanas na Tintex Textiles, para desenvolver uma coleção-cápsula com materiais Tintex, realizar protótipos, e ficar a conhecer toda a dinâmica da criação das malhas, fiação, confeção, tingimento e acabamento. Durante o período da residência, a Tintex oferece também alimentação e estadia à/ao Designer premiada/o;
Bolsa de 1.500 euros para o desenvolvimento de uma nova coleção;
Apresentação da coleção desenvolvida durante a residência na plataforma Workstation da ModaLisboa;
Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.
Prémio ModaLisboa x Showpress
Os vencedores dos prémios ModaLisboa x IED e ModaLisboa x Tintex Textiles beneficiam também dos serviços de assessoria de imprensa e showroom na agência de comunicação Showpress, durante uma estação.