ModaLisboa e RTP 2 apresentam ModaLisboa 50

Em 27 anos, ou 50 edições da ModaLisboa, as modas passaram a ser tendências, os estilistas passaram a ser criadores, os manequins passaram a chamar-se modelos, mas a ModaLisboa nunca deixou de ser ModaLisboa, reproduzindo um evento semestral de moda que acontece em Lisboa mas que é reflexo da criação artística de um país e de várias gerações.

“A sensação que tenho é de que a minha vida está toda ali”, afirma Nuno Gama num excerto do documentário ModaLisboa 50, que terá antestreia no dia 2 de outubro, no cinema São Jorge, em Lisboa. “Toda a gente conhece a ModaLisboa. Chama-se ModaLisboa mas é conhecida do Algarve a Trás-os-Montes”, salienta Miguel Flor.

ModaLisboa 50 é um documentário realizado por Márcio Simões e produzido pela Kinema para a Associação ModaLisboa e a RTP2, sendo inspirado nas 50 edições de ModaLisboa, celebradas na primavera de 2018. Resultado de um trabalho exaustivo de pesquisa e investigação, vive ainda de uma narrativa criada pela memória daqueles que escreveram e interpretaram a história da ModaLisboa ao longo de 27 anos de vida.

Com Joana Barrios, Tó Romano, Paulo Macedo, Vítor Costa, Luís Buchinho, Anabela Becho, Sylvie Grumbach, José António Tenente, Miguel Flor, Antónia Rosa, Paulo Gomes, Sofia Aparício, Patrick de Pádua, Xana Nunes, Catarina Vaz Pinto, Rita Muralha, Miguel Vieira Batista, Suzy Menkes, Nuno Gama, Olive Duran, Dino Alves, Fátima Lopes, Filipe Faísca, Luís Carvalho, Mário Matos Ribeiro e Eduarda Abbondanza.

“A ModaLisboa nasceu numa altura em que parecia que o universo conspirava”, afirma Paulo Macedo no filme. “Era o caos. Mas criámos novas profissões”, recorda Paulo Gomes. “Havia uma efervescência tremenda”, relembra Tó Romano. “Vamos mudar isto! Vamos mudar o mundo!”.

“Trabalhamos sempre em reação às necessidades do mercado”, confessa Eduarda Abbondanza. “Nunca fizemos nada que alguém já estivesse a fazer”. Luis Buchinho acrescenta: “A emoção do desfile de moda ao vivo nunca vai desaparecer. É como os concertos de rock, na televisão nunca será a mesma coisa”.

Em outubro, regressam os ensaios, os concertos, as performances, mas o rock desta vez terá como tema MULTIPLEX. “A ModaLisboa é o meu palco”, confessa Dino Alves.” Se me perguntarem qual o sítio onde sou mais feliz, é na ModaLisboa”, conclui Nuno Gama.

Saiba mais sobre a ModaLisboa Multiplex aqui.

You May Also Like

A Lacoste apresenta nova versão do relógio Lacoste.12.12

Termine e comece o ano com gargalhadas no SOLRIR

Descubra a Escola da Casa IKEA

Um Inverno muito confortável com Rockport