Milhões de Festa com novas confirmações

Sun Araw, Goth Money Records, Jibóia e Disco Extendes compõem a lista de novos artistas confirmados para actuar no Milhões de Festa 2016. Juntam-se assim a El Guincho, Islam Chipsy & EEK, Goat e The Bug, que já tinham sido anunciados para o festival que ocupa Barcelos, de 21 a 24 de Julho.

Sun Araw, americano de nacionalidade e experimentalista na forma de estar na música, paira algures entre o psicadelismo e a electrónica. Ao Milhões de Festa apresenta-se em formato de trio, com o kraut na lapela e uma longa discografia na bagagem. Difícil de encaixar em rótulos, o melhor é ouvir um dos seus cartões de visita (Horse Steppin’) para compreender Sun Araw. Se restarem dúvidas, Cameron Stallones (o homem por detrás da máscara) estará numa residência artística no gnration, em Braga, com apresentações ao público a 20 de Julho. É passar por lá, antes de rumar a Barcelos.

Mais fáceis de descrever são os Goth Money Records. Trata-se de um colectivo que mastiga o rap e o transforma em trap. Simples, até aqui. A distingui-los está uma certa viagem no tempo. Estes rapazes de Washington ainda não têm idade para beber, segundo a lei americana, mas parecem saídos dos anos 90. Trillionaires é o álbum de estreia do colectivo, chegou em Outubro do ano passado e tem entre as suas 15 faixas este “Gucci Racks”.

JIBÓIA não é um desconhecido para o público do Milhões de Festa. Óscar Silva, que dá corpo ao projecto, já passou por Barcelos em 2012 e 2013. Desde então, JIBÓIA tocou de norte a sul do país, fez colaborações (com Sequin, por exemplo) e lançou vários registos. Masala (para ouvir aqui) é o seu mais recente disco. Chegou em Fevereiro e desvenda um multi-instrumentista que continua a crescer e que produz faixas de inspiração dispersa e universal como “Ankara”.

Entre as novas confirmações, Disco Extendes asseguram a dança. Produto da editora lusa Extended Records, o trio junta Lieben, Terzi e Smuggla numa convulsão de house e techno.

O Milhões de Festa volta a inundar o Parque Fluvial de Barcelos, em Julho. Quem volta também é El Guincho, um dos nomes maiores já confirmados para 2016 e que esteve no festival há seis anos. O teclista Islam Chipsy também já está assegurado para a próxima edição do Milhões de Festa e vem acompanhado da dupla de percussionistas EEK.

Vale a pena lembrar que o Milhões de Festa é um festival atento a novos talentos que tendem a revelar-se, pouco depois, verdadeiros fenómenos. Foi o caso dos Alt-J, Jacco Gardner e Toro y Moi.

Texto: Filipa Moreno

You May Also Like

Billy Corgan revela 10 dos seus discos favoritos

Há uma nova app que nos liga a David Bowie. Conhece?

Sabe quais são as 13 músicas preferidas de Morrissey?

Siouxsie and the Banshees, o início da lenda (fotos dos anos 70)

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt