"Maravilhas Humanas" de Elena Valsecchi estará em exposição junto com as obras da artista Filipa Silveira na Galeria Beltrão Coelho, em Lisboa.

Maravilhas Humanas de Elena Valsecchi em exposição em Lisboa

O circo tem sido povoado por pessoas com caracterizadas peculiaridades físicas incomuns, apelidadas de “freaks” pelos americanos, termo usado mais tarde por Tod Browning como título para o seu famoso filme de 1932.

Um termo injusto, esse, que pressupõe uma divisão entre o que é considerado normal e o que não entra nos limites dessa definição: muito preferível é, em vez disso, o título que Frederick Dimmer escolheu para o seu livro “Very Special People”, sobre as vidas surpreendentes e muitas vezes inspiradoras de muitos deles.

Trata-se de histórias de pessoas que escolheram transformar o que a massa consideraria como um defeito, na sua maior fortuna. Indivíduos que decidiram se levantarem e lutarem, recusando-se a se por ao lado para seguir as regras do rebanho, e quem ganharam.

Essas histórias inspiraram o mais recente projecto artístico, em desenvolvimento, da pintora italiana Elena Valsecchi que sobre elas diz: «As histórias exemplares dessas Maravilhas Humanas entraram recentemente neste meu universo, sendo para mim um símbolo da batalha contra a natural tendência humana para a uniformidade, agora amplificada pelos médias e, em particular, pelas redes sociais. Penso que todos deveriam, já em criança, ser educados e educar-se para valorizar as suas próprias peculiaridades, sem se julgar de acordo com os parâmetros comummente aceites e, acima de tudo, sem se comiserar. Este projecto, ainda em andamento e pela primeira vez em exposição, junto com outras pinturas relacionadas à imagem do circo, quer ser um convite para reconsiderar-se e libertar-se do julgamento, para viver uma vida plena como a experimentada pelos protagonistas dessas histórias.»

Maravilhas Humanas de Elena Valsecchi
Exposição com outras séries da mesma autora e com as obras da artista Filipa Silveira
Galeria Beltrão Coelho
Rua Sarmento de Beires, 3A
Lisboa (Areeiro)
A partir de 7 de setembro

You May Also Like

O dia em que perdemos a cabeça, está preparado para tanta emoção?

Dead Can Dance regressam a Lisboa

Festival VOA regressa em 2019

Tool com concerto na Altice Arena

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt