LOUD! lança campanha de crowdfunding

Março de 2020 assinala a chegada ao território nacional dos primeiros casos de infecção pelo vírus Covid-19. Como forma de combater aquela que seria declarada pela Organização Mundial de Saúde como pandemia, foi decretado pelo Governo o Estado de Emergência, com a consequente obrigatoriedade de permanência em casa. Se o isolamento social se apresenta, ainda hoje, como essencial para estancar a expansão da pandemia, a verdade é que colocou vários sectores da nossa sociedade numa situação até então nunca vista. Com tudo fechado, o consumo diminuiu de forma drástica trazendo consequências gravíssimas ao nível da actividade económica. A comunicação social foi uma das áreas atingidas, pois não só os pontos de venda diminuíram, como, com a obrigatoriedade de ficar em casa, os consumidores estavam impossibilitados de se deslocar para adquirir as publicações.

Perante esta situação, alguns órgãos de informação tentaram readaptar-se a esta situação, como foi o caso da revista de música LOUD!.

«Se pretendíamos colaborar no isolamento social não fazia sentido fazer as pessoas saírem para comprar a revista», afirma Emanuel Ferreira, um dos elementos da redacção da publicação com quem a LOOK mag falou. A solução que se apresentou como mais óbvia e viável foi a oferta digital. «Apesar de acarretar custos, a solução acabou por ser bastante bem sucedida», revela Emanuel.

Com o avançar da pandemia e aquando da preparação da nova edição, a LOUD! foi, desta feita, confrontada com a diminuição das receitas provenientes da publicidade. «Embora as receitas de publicidade tenham diminuído, a verdade é que os custos se mantiveram os mesmos», afirma Emanuel Ferreira, «mais uma vez tomámos a decisão de avançar com a oferta digital».

Enquanto publicação especializada, a LOUD! sabe que é importante acrescentar valor ao produto que oferece ao seu público, pelo que a esta edição adicionou a divulgação de um tema inédito que assinala o aparecimento de um novo nome nacional, Els Focs Negres.

Agora, a LOUD! anuncia a organização de uma campanha de crowdfunding. «A opção pelo crowdfunding é similar a outras propostas na imprensa europeia», esclarece Emanuel, referindo que a mesma se «destina a permitir à revista “respirar” até o mercado estabilizar».

«A LOUD! existe já há 20 anos», relembra Emanuel, «ultrapassou mudanças de proprietário, viu outros títulos surgirem e extinguirem-se, assistiu a profundas alterações na indústria musical e viu o mercado das edições em papel contrair-se, mas resistiu a tudo».

«Muitos dos músicos nacionais que ao longo dos anos têm aparecido nas páginas da LOUD! irão, daqui a uns anos tal como agora, querer mostrar as bandas onde participaram, as entrevistas que deram e as reviews que tiveram», sublinha Emanuel, «o digital é efémero e muitos domínios e títulos ter-se-ão extinguido». Por seu lado, o papel permanece, «daí a particularidade da nossa luta», refere Emanuel, para concluir que «only print is real!»

Download gratuito da LOUD! #230 aqui

You May Also Like

À conversa com mema.

À conversa com Selma Uamusse

Time For T revela primeiro single de EP composto e gravado durante a quarentena

O festival Que Jazz É Este? assinala em 2020 a sua oitava edição

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt