Lisbon Art & Soul, outra visão sobre a cidade

Lisbon Art & Soul

A capital portuguesa em cinco visitas guiadas. Lisbon Art & Soul, uma viagem à descoberta de Lisboa através da história e da arquitetura, mas também do pitoresco e das vibrações atuais.

Lisbon_Art_Soul-LookMag_pt01

São cinco as caminhadas feitas à medida com o objetivo de dar a conhecer alguns dos mistérios e segredos que fazem de Lisboa uma cidade única e irresistível:

Alfama – O bairro caleidoscópico
O bairro mais antigo de Lisboa é apresentado como uma caixa de surpresas, onde se descobre desde um restaurante atravessado pela muralha romana até um sanitário público com um prédio renascentista lá dentro.

Mouraria – O bairro do mundo
Nesta visita explora-se o antigo gueto dos mouros num vaivém constante entre o fado vadio e a nova arte de rua, entre o pitoresco brejeiro dos velhos de sempre e a alteridade desafiante das novas fornadas de emigrantes. Os visitantes terminam a jornada a jogar dominó ou a comer sopas vietnamitas.

Ribeira – O velho-novo centro de Lisboa
Passeio pelo antigo centro político, económico, marítimo e militar do país e do império. São rebobinadas as glórias das Descobertas à mistura com perguntas sobre a identidade de Portugal no século XXI. Lisboa será hoje melhor para quem não vive cá?

Belém – A ditadura como atração turística
Caminhada de redescoberta de Belém, a zona mais majestosa e turística de Lisboa, a partir da Exposição Do Mundo Português de 1940, um raro pico de folia, em quatro severas décadas de Salazar e ditadura. Todo um roteiro de ilusões de grandeza, paradoxos e recalcamentos.

Lisboa à beira rio – Da Ribeira das Naus às Docas de Alcântara
Um passeio pela Lisboa que foi crescendo para o mar ao longo dos 500 anos, onde se cruzam memórias das Descobertas e da Guerra Ultramar, mas também da cidade industrial de finais do século XIX e dos grandes projetos abortados pela crise dos inícios do século XXI.

Lisbon Art & Soul: por detrás do projeto
Luís Maio, jornalista, escritor e fotógrafo, agora também guia turístico em português, francês e inglês. É ele o autor dos cinco programas que procuram fugir às rotinas do turismo corporativo, concentrando-se no que a cidade tem para oferecer de mais genuíno e, ao mesmo tempo, de mais alternativo. Em breve haverá também Lisbon Art & Soul em castelhano e italiano.

www.lisbonartsoul.com

You May Also Like

Como a pandemia impactou a cultura? E em 2021 haverá festivais? Mais streaming?

Amplifest faz declaração no seguimento dos resultados das eleições presidenciais

À conversa com Nuno Soares, diretor e programador do Sons de Vez

Os livros preferidos de Kurt Cobain

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt